Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2017 @ 09:28

Roquette Pinto FM muda de nome e passa a se chamar 94 FM no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Emissora é controlada pelo governo do Rio de Janeiro

Publicidade
Uma das primeiras rádios que entraram no ar no Brasil e que homenageia o fundador da primeira rádio oficial do país mudou de nome. A então Roquette-Pinto FM 94.1 do Rio de Janeiro passou a ser denominada apenas 94 FM 94.1. A emissora é controlada pelo governo do Rio de Janeiro e teve mudanças recentes em sua direção.
 
 
Indicado pelo governador Luiz Fernando Pezão, o radialista Newton Fernando Ribeiro, o Cabeção (que atuou como locutor pela FM O Dia FM 100.5 do Rio de Janeiro e foi candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PT), foi nomeado como presidente da emissora, substituindo a produtora cultural Eliana Caruso. Com a mudança, a programação da rádio também passou por algumas reformulações em sua grade.
 
De acordo com informações no site da emissora, a mudança no comando da rádio Roquette-Pinto foi motivada por sua baixa posição no ranking de audiência das rádios do Rio de Janeiro. A Roquette tem cerca de 2 mil ouvintes por minuto, de acordo com as informações da rádio.
 
Histórico
 
A Rádio Roquette-Pinto surgiu em 1946, quando substituiu a Rádio Escola, homenageando seu fundador e idealizador, que idoso e enfermo, não concordava com a homenagem. Mesmo assim o Prefeito Henrique Dodsworth, à revelia, deu o nome de Roquette-Pinto, ainda em vida, à emissora.
 
Em 1960, com a transferência da Capital Federal para Brasília e a transformação da prefeitura do então Distrito Federal em estado, a emissora passa a ser de administrada pelo Governo do Estado da Guanabara. Em 1975, com a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro passa a ser de propriedade do governo fluminense.
 
No ano de 1995, ladrões roubaram os transmissores da rádio, instalados próximo ao complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Em consequência, a rádio ficou fora do ar de 1995 ao início de julho de 2002.
 
Em 2002 a Roquete AM adquiriu novos transmissores e voltou ao ar no dia 8 de julho de 2002, com uma programação apenas musical, com samba autêntico, acrescida com vinhetas de artistas agradecendo a volta da rádio sem programas falados. Em meados de 2003 a programação da Rádio Roquette-Pinto AM 630 foi unificada à Roquette-Pinto FM.
 

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, Roquette-Pinto, programação, 94 FM, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro do Comitê Jurídico da AESP e da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.