Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017 @ 07:48

Exclusivo: Acirra disputa entre Rádio Melodia e FM O Dia. Super Rádio Tupi segue em disparada

Rio de Janeiro - JBFM, SulAmérica Paradiso e BandNews FM continuam evoluindo na média de audiência no FM carioca

Publicidade
O Rio de Janeiro também acompanhou mais uma atualização geral da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. No geral o FM carioca viu mais uma oscilação negativa na média de audiência em períodos importantes da pesquisa, situação impactada pela troca de público de uma emissora importante, além das oscilações nas médias das duas primeiras colocadas. Porém várias FMs auxiliaram de forma positiva no universo FM local. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre junho a agosto-2017):
 
 
Está “embolando” 
 
A briga pelo topo do ranking FM do Rio de Janeiro está cada vez mais acirrada. A movimentação da audiência acabou aproximando as duas primeiras colocadas: Rádio Melodia FM 97.5 e FM O Dia FM 100.5. No 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) a diferença entre as duas emissoras é um pouco mais de 2 mil ouvintes por minuto, algo muito pequeno para o mercado do Rio de Janeiro. E as duas FM seguem como as emissoras de maior volume médio de audiência no FM brasileiro, com médias que superam os 208 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
E a disputa pelo topo do ranking poderá ter uma terceira concorrente. A Super Rádio Tupi FM 96.5 continua com uma sequência de crescimento muito forte, cravando na atual pesquisa a sua melhor marca histórica no FM carioca. São mais de 181 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), o que confere à 96.5 FM a terceira colocação geral de forma isolada. A Super Rádio Tupi tem crescido desde o começo do ano, logo após superar os períodos de interrupção em sua programação devido às greves.
 
Mais destaques
 
A JB FM 99.9 continua com uma sequência positiva no Rio de Janeiro. A emissora registrou mais uma melhora em sua média de audiência, mantendo a FM sozinha na quarta colocação geral. A atual média obtida pela JB FM está entre os maiores valores obtidos pela 99.9 FM nos últimos meses. 
 
Na sequência o ranking FM no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) conta com as rádios 93 FM 93.3 (sozinha em quinto geral e acima dos 100 mil ouvintes por minuto nesse período), Rádio Globo FM 98.1 (que ainda sofre os efeitos da mudança de seu projeto artístico, ou seja, está “trocando” o seu público) e Mix FM 102.1 (líder no jovem/pop e que tem apontado uma certa estabilidade no Rio se considerado os índices da FM nos últimos anos). Cada FM está isolada em sua respectiva colocação.
 
A SulAmérica Paradiso FM 95.7 também tem evoluído na pesquisa de audiência e cravou uma de suas maiores marcas no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). A rádio retomou a oitava colocação geral nesse período e é seguida de perto pela Fanática FM 104.5. E a Rádio Mania FM 102.9 fecha o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), estando também próxima da SulAmérica Paradiso e da Fanática FM.
 
Avançando
 
Quem também está próxima do “top 10” e desse pelotão é a BandNews FM 90.3, rádio que tem conseguido migrar a sua audiência para o novo canal (deixou de vez a 94.9 FM no final do primeiro semestre deste ano). A rádio “all-news” cravou uma de suas melhores marcas de audiência no Rio de Janeiro e se aproxima das rádios SulAmérica Paradiso, Fanática FM e Rádio Mania.
 
Na sequência o ranking no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) conta com um “pelotão” estável e não muito distante do “top 10”, composto pelas rádios Transamérica FM 101.3, CBN FM 92.5 e Antena 1 FM 103.7, isso no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), FMs que estão relativamente próximas entre si. 
 
Quem também poderá ganhar posições nas próximas pesquisas é a Alpha FM 94.9, novata no mercado carioca. A rádio continua oscilando positivamente na pesquisa, registrando o segundo maior volume positivo entre as FMs medidas na comparação com a pesquisa anterior.
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Rio de Janeiro e região metropolitana.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, Rio de Janeiro, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.