Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2017 @ 07:48

Exclusivo: Liderança em Belo Horizonte é definida nos detalhes entre BHFM e Rádio Itatiaia

Belo Horizonte - BHFM retoma a liderança em períodos importantes da medição. Alvorada FM e Feliz FM seguem avançando

Publicidade
O mercado de rádio de Belo Horizonte está acompanhando uma disputa acirrada pela liderança geral no FM, definida nos detalhes conforme o período da pesquisa a ser considerado. No geral o meio FM da Grande Belo Horizonte apresentou uma pequena oscilação negativa em seu universo, mas segue em alta se consideradas as médias históricas do rádio local. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre junho a agosto-2017):
 
 
Briga definida nos detalhes
 
Segue em alto nível a briga entre BH FM 102.1 e Rádio Itatiaia FM 95.7 pela liderança geral no FM da Grande Belo Horizonte. As duas emissoras continuam com médias expressivas de audiência, com destaque para o novo avanço visto no índice da 102.1 FM. A BHFM já aparece na liderança de períodos como 06h-19h (segunda à sexta-feira), além de cravar picos de 258 mil ouvintes por minuto na faixa das 10h (todos os dias, FM+WEB). Já no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB) a vantagem segue com a Rádio Itatiaia, mas se excluir a faixa das 05h a situação é invertida a favor da BH FM (06h-00h/todos os dias, FM+WEB), tamanha é a disputa entre as duas FMs.
 
Apesar de não serem concorrentes diretas (projetos artísticos e comerciais bem distintos), as duas FMs têm protagonizado nos últimos anos uma disputa importante pelo topo do FM mineiro, que envolve recordes de audiência para as duas estações, responsáveis pela alta do FM na Grande Belo Horizonte nesses últimos dois anos.
 
Tanto a Rádio Itatiaia como a BHFM seguem entre as FMs de maior volume médio de audiência no país, próximas da marca de 130 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Vale lembrar que o avanço da BHFM é expressivo nos últimos anos, saindo de patamares próximos a 75 mil ouvintes por minuto em 2012 para alcançar médias que superam a marca dos 167 mil, isso no 06h-19h/segunda à sexta-feira/jun-ago-17).
 
Mais destaques
 
A Alvorada FM 94.9, quarto lugar geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), continua ampliando a sua média de audiência na Grande Belo Horizonte, rádio que tem liderado com facilidade no segmento adulto-contemporâneo. À frente dela (e isolada em sua colocação) está a Liberdade FM 92.9, terceiro geral nesse mesmo período e que segue com médias expressivas de audiência na capital mineira.
 
Líder no gospel, a Rádio 107 FM 107.5 retomou a quinta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), mas é seguida de perto pela Jovem Pan FM 99.1, emissora que é destaque no segmento jovem/pop na Grande Belo Horizonte. E, na sequência e isolada em sua colocação, o ranking FM no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) conta com a 98 FM 98.3 (emissora que oscilou positivamente em relação à medição anterior).
 
Novidade no “top 10” 
 
A Feliz FM 96.5 segue se destacando na corrida pela audiência FM na Grande Belo Horizonte. Na atual medição a rádio registrou a sua melhor marca de audiência, fato que a posicionou na oitava colocação geral em períodos como 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). 
 
Na sequência o “top 10” mineiro é completado pelas rádios Antena 1 FM 105.1 e Transamérica Hits FM 88.7 no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). CDL FM 102.9, Nossa Rádio FM 97.3 e CBN FM 106.1 são as rádios mais próximas do “top 10” na Grande Belo Horizonte.
 
Outra emissora que está avançando bem é a Extra FM 103.9, rádio que ainda não conta com um “período cheio” de operação em Belo Horizonte, já que retomou as suas atividades no dial local a partir de julho passado (e a medição é relacionada ao trimestre junho a agosto de 2017. 
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Belo Horizonte e região metropolitana.
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, FM, Kantar, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.