O Grupo RBS desenvolveu um novo produto digital que será lançado nesta quinta-feira (21). Batizado de GaúchaZH, o produto reúne a instantaneidade e a interatividade da Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre com a profundidade e a análise de Zero Hora e ganha conteúdos exclusivos no digital. As plataformas originais impressas de Zero Hora e o on air da Rádio Gaúcha seguem independentes.
Na segunda-feira (18), o novo produto foi apresentado em entrevista coletiva na sede do Grupo RBS e celebrado entre os profissionais que participaram da criação e desenvolvimento da plataforma. O investimento tem como objetivo entregar um produto muito mais moderno, com jornalismo multimídia e atendendo às necessidades do público.
O produto foi todo construído a partir de pesquisa com consumidores e equipes multidisciplinares durante um ano e meio. Envolvendo dezenas de profissionais das áreas de tecnologia das redações, a nova estratégia foi desenvolvida considerando hábitos e interesses dos usuários gaúchos – foram ouvidas 1,8 mil pessoas em pesquisas e grupos focais.
Além disso, foi criada uma ferramenta de pesquisa que avaliará a "jornada do consumidor” considerando todas as suas necessidades de assuntos e os formatos em que preferem consumir informação, garantindo o conteúdo certo, no device certo e no horário em que o público deseja. A filosofia do produto é que 1+1 é igual a 3, ou seja, Rádio Gaúcha + Zero Hora resultam em uma nova marca, em um novo produto, com conteúdo exclusivo, que o usuário só encontra nesse ambiente. O resultado é uma plataforma com uma nova experiência digital e o melhor do jornalismo local, cobertura de esportes – com destaque para Dupla Gre-Nal – e grandes nomes do jornalismo gaúcho.
“A curiosidade e o espírito empreendedor estão no DNA da RBS desde o princípio. Seis décadas depois, não é diferente. GaúchaZH reúne a nossa essência, a crença na comunicação, com a nossa visão de futuro, de estar cada vez mais próximos do público, contribuindo para uma vida melhor. Estamos permanentemente pensando em como melhorar nossos produtos para nossos usuários e clientes porque, independentemente da plataforma de distribuição, o conteúdo (o jornalismo e o entretenimento) de qualidade seguirá imprescindível para a sociedade”, destacou Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS.
A plataforma foi desenvolvida principalmente para o celular, é contemporânea, fácil de navegar e possibilita ouvir a Gaúcha, ler, assistir vídeos e interagir com a rádio ao vivo via Whatsapp e Facebook Live. Os conteúdos para assinantes são identificados com o selo exclusivo – como os colunistas – e os vídeos passam a fazer parte das narrativas dentro das reportagens e não mais numa área específica. O player para ouvir ao vivo a Gaúcha estará disponível em todas as plataformas, ganhando a possibilidade de o usuário interagir pelo Whatsapp a partir do próprio player. As edições do “jornal digital” também estarão disponíveis para serem folheadas por assinantes. Em redes sociais, os perfis e Gaúcha e Zero Hora se fundem em GaúchaZH.
Além do foco na cobertura dos fatos locais, com notícias 24 horas, GaúchaZH aposta em opinião – 90 colunistas terão conteúdos exclusivos no site. A cobertura completa da dupla Gre-Nal, com notícias sobre Grêmio e Internacional, desde análises táticas, o dia a dia dos clubes, as principais competições, com narrações emocionadas, e os bastidores dos dois principais times de futebol do Rio Grande do Sul.
GaúchaZH oferece gratuitamente até 15 artigos por mês e, a partir disso, o acesso é exclusivo para assinantes, com pacotes que começam em R$ 9,90 por mês nos primeiros 12 meses (acesso liberado ao aplicativo de notícias, e a todo o conteúdo do site, tanto em desktop quanto mobile).
O áudio da Rádio Gaúcha é sempre gratuito. Há modalidades de assinaturas para todos os tipos de usuários: básico digital, com réplica do jornal, com Clube do Assinante, apps Gre-Nal, Clube Donna e pacotes completos que incluem Zero Hora impressa. Outro benefício de GaúchaZH é a possibilidade de quem é cadastrado receber notícias por e-mail e optar por ainda mais conteúdo.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Gaúcha, plataforma, aplicativo, Grupo RBS, Porto Alegre