Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2017 @ 07:46

Exclusivo: Rádio Melodia, Super Rádio Tupi e JB FM avançam no FM do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Mix FM e Rádio Mania também melhoram os seus índices na capital fluminense

Publicidade
O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. E, diferente do que aconteceu em São Paulo, o FM carioca está em alta, melhorando a sua média de audiência FM na comparação com a pesquisa anterior. A maioria das estações que ocupam as dez primeiras colocações ampliaram os seus índices de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2017):
 
 
Líderes avançam
 
As quatro primeiras colocadas no ranking FM do Rio de Janeiro apresentaram evoluções em suas médias de audiência. O principal destaque da pesquisa ficou com a Rádio Melodia FM 97.5, emissora que vem liderando a audiência FM no Grande Rio de Janeiro nos últimos meses e viu a sua média de ouvintes por minuto oscilar positivamente e de forma expressiva. A rádio se aproximou da impressionante marca de 230 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que a Rádio Melodia segue como a FM de maior volume médio entre todas as FMs brasileiras.
 
A FM O Dia FM 100.5 apresentou uma leve oscilação positiva em sua média, o suficiente para manter a rádio isolada na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e segue como a segunda estação de maior volume de audiência médio no país. 
 
Quem também segue em destaque é a Super Rádio Tupi FM 96.5, emissora que vem de uma expressiva trajetória positiva desde o início de 2017. Na atual medição a emissora evoluiu novamente e cravou a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro, isso desde a sua estreia no dial FM carioca (ocorrida em 2009). A Super Rádio Tupi está isolada na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
 
A JB FM 99.9 também se destacou ao apresentar uma considerável variação positiva em sua média de audiência, rádio que lidera com tranquilidade o segmento adulto-contemporâneo no Rio de Janeiro e região metropolitana. A FM está sozinha na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a 93 FM 93.3 fecha o “top 5”, também isolada em sua posição.
 
Mais destaques
 
A Mix FM 102.1, emissora líder no jovem/pop no Rio de Janeiro e região metropolitana, apresentou uma variação positiva em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, se aproximando da sexta colocada geral (a Rádio Globo FM 98.1, emissora que passa ainda pelos efeitos da mudança em seu projeto, mas começou a desacelerar a tendência de queda em seu índice). A Mix FM está isolada em sua posição e com boa vantagem em relação às demais FMs do ranking FM.
 
Destaque também para a Rádio Mania FM 102.9, emissora que melhorou a sua média de audiência na comparação com a medição passada e cravou a sua melhor marca no Rio de Janeiro (FM que está no ar desde o ano passado). Também é inédita a oitava colocação geral para a Rádio Mania no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que é seguida de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 e pela Fanática FM 104.5 nesse período. A BandNews FM 90.3 também está próxima desse “bolo”.
 
O mercado carioca também observou variações positivas nos índices das rádios CBN FM 92.5, Antena 1 FM 103.7 (essas duas relativamente próximas entre si), Alpha FM 94.9 (novata que entra no “top 20”), Top Rio FM 97.1, entre outras.
 
Entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
 
Também é importante lembras que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Rio de Janeiro e região metropolitana.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, FM, Rio de Janeiro, Kantar

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 15 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.



...
tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.