Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017 @ 07:44

Exclusivo: 104 FM e Farroupilha FM avançam em audiência no FM de Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Gaúcha segue isolada na liderança geral. Meio rádio FM segue crescendo na Grande Porto Alegre

Publicidade

O rádio gaúcho vai muito bem. A afirmação é baseada nos avanços consecutivos vistos na média de ouvintes por minuto do meio, com destaque para o FM na Grande Porto Alegre. O rádio gaúcho cravou um de seus maiores volumes médios de audiência, impulsionado pelos avanços vistos em rádios que contam com índices já expressivos. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre agosto a outubro de 2017):

Líderes em alta

Rádio Gaúcha FM 93.7 e 104 FM 104.1 continuam isoladas no topo dos principais períodos do ranking FM na Grande Porto Alegre. E a atual medição apontou um avanço na média da 104 FM, emissora que passa a estar mais próxima da líder geral e também conta com a sua melhor marca de audiência no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). 

Para se ter uma ideia do bom desempenho das duas emissoras, ambas estão acima dos 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que a Rádio Gaúcha também conta com uma de suas melhores marcas de audiência na Grande Porto Alegre (o pico foi registrado na pesquisa passada, quando superou a expressiva marca de 70 mil ouvintes por minuto nesse período).

Briga pesada

Está acirrada a disputa por um lugar no “top 3” gaúcho. Quatro rádios estão bem próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), situação que ficou ainda mais “embolada” devido ao novo avanço visto nos índices da Rádio Farroupilha FM 92.1. A emissora cravou a sua melhor marca de audiência no FM desde as mudanças ocorridas no final de 2016, superando inclusive a concorrente Rádio Caiçara FM 96.7 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Atlântida FM 94.3 continua sustentando a sua posição no “top 3” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), acompanhada de perto pela Mix FM 107.1 e as já citadas Rádio Farroupilha FM e Rádio Caiçara.

Mais destaques

A Rádio Alegria FM 92.9 voltou a oscilar de forma positiva no ranking FM da Grande Porto Alegre e volta a aparecer em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhada pela Rádio 88,7 FM 88.7 nesse mesmo período (rádio que segue em destaque, cravando novamente uma de suas melhores marcas de audiência no ranking FM da Grande Porto Alegre).

Continental FM 98.3 segue em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e na liderança do formato adulto-contemporâneo na Grande Porto Alegre. E, na sequência nesse período, a Antena 1 FM 89.3 também se destaca ao fechar o “top 10” no mercado gaúcho.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, FM, Kantar, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.