Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2017 @ 07:46

Panorama: NOVABRASIL FM e Feliz FM avançam para o “top 10” em audiência na Grande São Paulo

São Paulo - Band FM segue líder e Transcontinental FM em segundo. Alpha FM e Metropolitana FM evoluem no “top 10” 

Publicidade

Saiu mais uma atualização dos dados da audiência FM na Grande São Paulo, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Pelo terceiro mês consecutivo o meio FM paulistano viu uma queda na média de ouvintes por minuto. Porém o resultado atual produziu vários destaques no ranking de audiência média. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre setembro a novembro de 2017):

Nada muda

Sem mudanças no “top 3” em relação à pesquisa anterior. As três primeiras colocadas auxiliaram diretamente na oscilação negativa do meio FM na média de ouvintes por minuto, mas não tiveram as suas posições alteradas. Band FM 96.1 segue em alta na Grande São Paulo, cravando uma expressiva marca que supera fácil os 180 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), além de uma considerável vantagem para as duas concorrentes diretas.

Transcontinental FM 104.7, que assumiu a vice-colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes a partir da medição anterior, sustentou a vice-liderança geral nesse filtro, sendo seguida de mais de perto pela Nativa FM 95.3. Existe a possibilidade da manutenção dessa forte briga entre as duas emissoras, já que em períodos “comerciais” (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB) a Nativa FM aparece novamente na segunda colocação.

Mais avanços no “top 10” 

Alpha FM 101.7 e Metropolitana FM 98.5 não seguiram a tendência de queda do FM e apresentaram crescimentos em seus índices médios de audiência. A Alpha FM, líder no segmento adulto-contemporâneo, diminuiu a distância que a separa do “top 3” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e continua isolada em quarto lugar geral. Já a Metropolitana FM 98.5 permanece sozinha em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e oscilou de forma positiva no ranking.

A Gazeta FM 88.1 segue sozinha em quinto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e, assim como nas medições passadas, 105 FM 105.1 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 ocupam as posições de número 7 e 8 (respectivamente).

Novidades no “top 10”

NOVABRASIL FM 89.7 e Feliz FM 92.9 estão entre as dez maiores audiências médias do FM paulistano. A afirmação é baseada no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que no caso da NOVABRASIL FM é a primeira vez em anos que a rádio alcança essa condição. A 89.7 FM puxa uma “fila” que conta com oito rádios que contam com índices muito semelhantes, cuja diferença entre a primeira da sequência até a última é inferior a 10 mil ouvintes por minuto (pouco para o mercado de São Paulo).

Ainda sobre a Feliz FM, o resultado marca o retorno da emissora ao “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que nos últimos anos tem liderado o segmento gospel local. Detalhe: é a primeira vez que a Feliz FM ocupa uma posição no “top 10” operando em 92.9 FM (antes a FM operava em 92.5 FM - mudança que foi realizada no primeiro semestre deste ano).

A NOVABRASIL FM aparece em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a Feliz FM fecha o “top 10” nesse período. Em períodos comerciais (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB), as duas saltaram no “top 10” pata a sétima e oitava posições, respectivamente.

“Briga boa no bolo”

O “bolo” de rádios entre o “top 10” e o “top 15” continua. Conforme citado anteriormente neste texto, oito rádios contam com índices próximos entre si no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). São elas: as já mencionadas NOVABRASIL FM e Feliz FM, além das rádios Mix FM 106.3, Kiss FM 102.1, Rádio Disney FM 91.3, Antena 1 FM 94.7, Top FM 104.1 e Jovem Pan FM 100.9. A Mix FM, que vive nova fase em seu projeto artístico, teve a sua primeira oscilação positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em relação aos resultados anteriores.

Conforme alterado nas matérias anteriores, a grande aproximação entre as emissoras faz com que a ordem no ranking seja alterada dependendo do filtro utilizado. Por exemplo: se retirada à medição WEB, a ordem próxima ao “top 10” é modificada. O mesmo vale para outros períodos, como o “comercial (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB).

Mais destaques

Contrariando a variação negativa do meio, CBN FM 90.5 e Energia 97 FM 97.7 foram dois exemplos de destaques positivos na atual medição, com observação para o avanço da 90.5 FM, que foi considerável na medição atual.

A novata Rádio Globo FM 94.1 também continua evoluindo e já ganhou duas posições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se aproximando do “top 25”.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.