Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 @ 07:45

Panorama: BandNews FM crava a sua melhor marca de audiência pela manhã. Jovem Pan segue líder

São Paulo - CBN ignora queda do meio FM e melhora os seus índices no período da tarde

Publicidade

O mercado de rádio da Grande São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM+AM no formato jornalismo, recorte feito com base na audiência média geral medida pelo Kantar Ibope Media. No geral o “rádio news” acompanhou tendência de queda do meio rádio (observada na atual medição em comparação com a anterior), mas o gênero continuou produzindo alguns destaques. Acompanhe (trimestre setembro a novembro de 2017/FM+AM/segunda à sexta-feira):

Manhã: Horário nobre do jornalismo

O meio rádio apresentou leve queda na média de ouvintes por minuto no universo no período da manhã (06-10h), o que também afetou as maiores audiências do formato jornalismo, que acompanharam essa tendência. Isso ajudou a manter inalterada as posições ocupadas entre as concorrentes na chamada “faixa nobre do jornalismo no rádio”, que é o período da manhã.

A Jovem Pan AM 620 FM 100.9 continua sozinha na liderança do jornalismo entre as 06-10h, situação também defendida com certa facilidade no período seguinte (10h-12h), apesar da diminuição do teto de audiência nessas duas faixas. CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 também acompanharam a tendência do formato, mas seguem isoladas em suas posições e com médias expressivas.

A novidade ficou por conta da BandNews FM 96.9. A emissora manteve a sua trajetória de alta no período da manhã e cravou a sua melhor marca histórica de audiência, superando os 117 mil ouvintes por minuto durante o horário do âncora Ricardo Boechat (07h30 às 09h30). O resultado posiciona a BandNews FM bem próxima de sua irmã de grupo, a Rádio Bandeirantes.

Vale lembrar que o meio Rádio vinha de alta na pesquisa passada, isso no período da manhã (06-10h).

100 mil

A consolidação do crescimento da BandNews FM gerou outro quadro positivo para o jornalismo radiofônico em São Paulo. Entre 07h30 e 09h30, considerado o principal período do formato, as quatro principais estações desse gênero estão com médias bem superiores a marca de 100 mil ouvintes por minuto, isso de segunda à sexta-feira. 

O período também registra o maior volume médio da audiência jornalística na Grande São Paulo, através do índice obtido pela Jovem Pan durante o Jornal da Manhã (próxima dos 160 mil ouvintes por minuto entre 07h30 e 09h30).

Na volta para casa

A queda do meio Rádio também afetou o período da tarde (e início de noite, faixas das 17h e 18h), mas as movimentações não alteraram a composição das concorrentes no formato jornalismo, horários que seguem com a Jovem Pan isolada na liderança do gênero. 

Quem ignorou a tendência de oscilação negativa do meio no período da tarde foi a CBN, rádio que apresentou um bom avanço na faixa das 17h, o que reposicionou a emissora na vice-liderança do gênero neste horário. Também foi observada uma leve oscilação positiva no índice da BandNews FM na faixa das 18h.

Recortes?

O panorama descrito nesta matéria é baseado em períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, recortes de segunda à sexta-feira das 06h00 às 10h, 17h00 às 19h00 e das 20h00 às 21h00 (Grande São Paulo, trimestres ago-out/2017 e o set-nov/2017).
 
AM+FM?

 
A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como Jovem Pan AM 620 FM 100.9, CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. A BandNews FM 96.9 é a única concorrente “só FM” entre as “news”.  O mesmo ocorre na “faixa esportiva”.
 
No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, jornalismo, Kantar, audiência, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.