Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2018 @ 15:03

Panorama: Jornalismo ignora a queda na média do universo de ouvintes na Grande São Paulo

São Paulo - Jovem Pan eleva o “teto do jornalismo” em todas as faixas horárias. BandNews FM registra a suas melhores marcas de audiência e CBN avança novamente

Publicidade

A média de ouvintes por minuto no FM da Grande São Paulo tem insistido numa tendência de queda nos últimos meses, algo que não é observado pelo meio Rádio de outras praças. Quem também interrompeu e ignorou essa tendência foi o “jornalismo” na capital paulista. Na atual medição (trimestre outubro a dezembro de 2017) as principais estações do formato na Grande São Paulo viram avanços em seus números. Com isso a Jovem Pan AM 620 FM 100.9, líder no segmento, ampliou o “teto do jornalismo”, enquanto a BandNews FM 96.9 cravou médias históricas para a sua trajetória. Acompanhe:

Retomada do crescimento no “horário nobre” 

A manhã é conhecida tradicionalmente como “faixa nobre” do jornalismo radiofônico em todo o país. E o gênero em São Paulo viu os seus números melhorarem, ampliando a participação no total da audiência FM. Isso foi possível devido aos avanços nos números das rádios Jovem Pan e BandNews FM, estações que apresentaram avanços na comparação com as medições passadas. No caso da líder (Jovem Pan AM 620 FM 100.9) a elevação jogou o teto do jornalismo para a marca dos 150 mil ouvintes por minuto entre 06h-10h (segunda à sexta), com picos de 165 mil ouvintes por minuto (recorte das 07h30-09h30).

O caso da BandNews FM também chama atenção: a rádio assumiu a terceira colocação do formato no período da manhã (06h-10h e 07h30-09h30, sendo que nesse último recorte a 96.9 FM se aproxima da vice-liderança do jornalismo). São avanços consecutivos na pesquisa, sendo que os números atuais são os maiores volumes médios já registrados pela BandNews FM em São Paulo.

A CBN FM 90.5 AM 780 também segue em destaque em São Paulo, rádio que também vem de crescimento na faixa das 07h30-09h30 (segunda à sexta-feira). Os números obtidos pela emissora na pesquisa atual são superiores à média de audiência registrada pela CBN nas medições anteriores, o que garante a CBN a vice-liderança de forma isolada no formato entre 06h-10h (segunda à sexta-feira).

Já entre 10h e 11h30, a Jovem Pan (também líder nessa faixa) foi a única que não oscilou de forma positiva, período que teve na CBN o melhor desempenho na variação positiva na comparação com a pesquisa anterior no formato jornalístico. O avanço da CBN foi considerável, assim como o da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. A BandNews FM, que aparece na sequência no gênero nessa faixa, também variou de forma positiva na atual pesquisa.

Volta para casa com alta no FM

Já no final da tarde e início da noite o FM da Grande São Paulo apresentou uma variação positiva em sua média de ouvintes por minuto. O mesmo foi constatado no jornalismo, com avanços nas principais emissoras do formato. Entre 17h-19h (segunda à sexta-feira) a Jovem Pan mantém a liderança do gênero de forma isolada, com destaque para o fato da emissora superar novamente a marca dos 100 mil ouvintes por minuto entre 17h-18h (segunda à sexta-feira. O número registrado atualmente na faixa das 18h-19h também é o maior na comparação com as últimas duas medições.

A CBN também obteve grande destaque ao variar de forma significativa na faixa das 17h-18h, se isolando na vice-liderança nesse recorte. A emissora já havia registrado uma trajetória positiva nessa faixa em São Paulo, tendência mantida também entre 18h-19h (segunda à sexta-feira). Vale citar que o desempenho da CBN vem melhorando em praticamente todas as faixas horárias do período da tarde na Grande São Paulo.

Entre 18h-19h as quatro principais representantes do gênero apresentaram forte evolução em suas médias de audiência.

À noite, entre 20h e 21h, tanto o FM como o formato jornalístico  apresentaram variações positivas na média de audiência na Grande São Paulo. A Jovem Pan é líder nessa faixa no jornalismo, seguida pela Rádio Bandeirantes (que conta com jornalismo esportivo nesse horário). 

Recortes?

O panorama descrito nesta matéria é baseado em períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, recortes de segunda à sexta-feira das 06h00 às 10h, 17h00 às 19h00 e das 20h00 às 21h00 (Grande São Paulo, trimestres set-nov/2017 e o out-dez/2017).
 
AM+FM?
 
A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como Jovem Pan AM 620 FM 100.9, CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. A BandNews FM 96.9 é a única concorrente “só FM” entre as “news”. Rádio Capital AM 1040, Eldorado FM 107.3, Rádio Globo FM 94.1 AM 1100, entre outras emissoras, também contam com faixas de jornalismo em seus projetos e com audiências expressivas em seus formatos. 
 
No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, jornalismo, audiência, Kantar, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.