Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2018 @ 14:59

Panorama: Educadora FM e Nova FM avançam na corrida pela audiência FM de Campinas

Campinas - Band FM continua sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição. Rádio Laser FM retorna ao “top 3” 

Publicidade

Novidades em Campinas. O mercado de rádio local começa o ano de 2018 movimentado devido à mudanças na corrida pela audiência média, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media e referente ao último trimestre de 2017. Tem uma “novidade” no “top 3” e a mudança na liderança do perfil adulto-contemporâneo. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/outubro a dezembro de 2017):

Top 3

Duas novidades no “top 3” dos principais períodos da medição de audiência FM de Campinas: a Educadora FM 91.7 apresentou mais um avanço em sua média de ouvintes por minuto e fica ainda mais isolada na vice-liderança no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com o crescimento, a Educadora FM diminuiu a distância em relação à primeira colocação no período geral, além de abrir vantagem para as demais FMs medidas no ranking.

Outra novidade é o retorno da Rádio Laser FM 93.3 ao “top 3” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora com foco na música sertaneja que já estava apresentando melhora em sua média de audiência nas pesquisas anteriores. A Laser é acompanhada de muito perto pela CBN FM 99.1, quarto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), distância que pode até caracterizar um empate técnico.

O que não muda é a estabilidade e liderança da Band FM 106.7 em Campinas. A rádio continua na primeira colocação dos principais períodos da pesquisa, com destaque para o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A condição é defendida com certa tranquilidade pela 106.7 FM.

Adulto-Contemporâneo / Top 5

Uma novidade em Campinas: pela primeira vez a Nova FM 103.7 aparece à frente da Antena 1 FM 107.5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Após mudar o seu projeto em 2015, a Nova FM vem apresentando uma série de avanços em sua média de audiência. O recorde aconteceu na atual pesquisa, com a 103.7 FM alcançando o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Porém a diferença para a Antena 1 ainda é pequena, rádio que está estável na pesquisa.

Nas demais colocações o mercado FM de Campinas não observou variações significativas de posições e nas médias de audiência.

Dial FM cheio
 
Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas.
 
Entenda o ranking…

 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante lembrar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.