Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018 @ 15:10
Vitória - Mercado também acompanha a evolução da Jovem Pan FM, rádio que pula para a sexta colocação geral
O ano começa movimentado na Grande Vitória, mercado que possuí um dos dials em FM mais ocupados entre as capitais brasileiras. Segundo a última medição geral da audiência FM local, realizada pelo Kantar Ibope Media, a briga pela liderança média está em alto nível, com as três FMs de maior volume médio de audiência disputando as suas condições nos detalhes. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/outubro a dezembro de 2017):
Top 3 em alta
O rádio de formato popular está em alta na Grande Vitória. As três principais representantes do gênero estão com médias de audiência de destaque, todas acima dos 30 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais). A FM Super FM 94.1 FM 94.5 puxa a “fila”, liderando nesse período geral, liderando a audiência média na Grande Vitória. A emissora, que tem o sertanejo como carro-chefe de sua linha artística, costuma sustentar a condição no mercado capixaba, sendo que a média de audiência atual da FM Super está entre os índices mais elevados já obtidos pela FM nos últimos anos (acima dos 32 mil no 05h-00h/todos os dias e locais).
Também são destaques os desempenhos das rádios Tropical FM 103.7 e Litoral FM 102.3. A primeira está próxima da FM Super em períodos importantes, como o 05h-00h/todos os dias e locais. Isso mantém em alta a disputa pela liderança geral, já que a média registrada pela 103.7 FM também é superior à maioria dos índices obtidos pela FM nos últimos dois anos.
A Litoral FM, emissora que fecha o “top 3” no 05h-00h (todos os dias e locais) também se destacou. A rádio apresentou uma forte reação em sua média de audiência na comparação com os índices obtidos pela FM ao longo de 2017, antes mais distante da marca dos 30 mil nesse período.
Mais destaques
A Jovem Pan FM 100.1, emissora que retornou à pesquisa no ano passado, continua evoluindo na Grande Vitória. Atualmente a rádio já aparece em sexto lugar geral no 05h-00h/todos os dias e locais, abrindo vantagem para as demais FMs medidas no ranking. À frente da Jovem Pan FM estão somente duas FMs de perfil religioso, além das já citadas emissoras do “top 3” (05h-00h/todos os dias e locais).
Na sequência do ranking no 05h-00h (todos os dias e locais) está a CBN FM 92.5, rádio que continua como um dos destaques da Grande Vitória por liderar a audiência “all-news” em FM e figurar em sétimo geral.
Importante: entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
Cerca de 18 rádios em FM são medidas e acompanhadas pela pesquisa do Kantar Ibope Media na Grande Vitória. Metade delas não assinam a medição, por isso não são citadas no ranking geral (mas tem suas audiências consideradas).
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.