Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018 @ 18:39
Rio de Janeiro - Informações ainda extraoficiais indicam o encerramento das atividades da FM para a virada do mês
Há uma expectativa no mercado carioca para o possível encerramento da Rádio Mania FM 102.9 até o final deste mês de fevereiro. A informação ainda é extraoficial e segundo o que foi apurado pelo tudoradio.com, não ocorrerão demissões ou mudança na estrutura da Rádio Mania, já que o projeto seguirá atuando como rede FM e poderá contar com outro canal na cidade. A Rádio Mania deve permanecer em 102.9 FM até o próximo dia 28.
No ar desde agosto de 2016 em 102.9 FM, a Rádio Mania substituiu a Rádio Cidade no Rio de Janeiro. Atualmente o projeto vive o seu melhor momento de audiência nas medições realizadas pelo Kantar Ibope Media, avançando no “top 10” em períodos importantes da pesquisa. Porém, o alto custo operacional em 102.9 FM é um dos possíveis motivos da saída do projeto da frequência a partir de março, informação que ainda não foi divulgada ou confirmada oficialmente pela rádio.
A Rádio Mania deverá seguir normalmente com as suas atividades em sua sede em Niterói, gerando conteúdo para as demais emissoras de sua rede (FMs no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás), sendo a 90.9 FM de Rio Bonito a estação mais próxima do Grande Rio (esta que cobre várias localidades da região metropolitana, com destaque para Niterói e São Gonçalo).
Os projetos relacionados às demais plataformas da Rádio Mania também não deverão contar com modificações. E existe a possibilidade da FM contar com outro canal em FM na capital fluminense, informação que também não foi informada pela rede.
102.9 FM
A sintonia 102.9 FM tem apresentado uma rotatividade de projetos nos últimos anos. Desde a saída da Oi FM / Rede Verão no final de 2011, o canal contou com três projetos distintos durante um curto período de seis anos (Jovem Pan FM de 2012 a 2013, Cidade FM de 2013 a 2016 e Rádio Mania).
Existe a expectativa da 102.9 FM apresentar um novo projeto local a partir da saída da Rádio Mania, informação que ainda é apurada pelo tudoradio.com e demais veículos especializados em mídia.
Em breve o tudoradio.com dará mais detalhes sobre as possíveis mudanças no FM carioca.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.