Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 13 de Março de 2018 @ 15:10

Panorama: Massa FM chega a cinco anos na liderança. 98 FM e Ouro Verde FM avançam em Curitiba

Curitiba - Mercado curitibano apresenta mais uma alta no volume de audiência média no FM e também no geral

Publicidade

Curitiba e região metropolitana acompanharam mais uma atualização geral da audiência FM local, medida pela pesquisa do Kantar Ibope Media. E a notícia para o meio foi positiva: o rádio FM apresentou mais uma alta em seu volume de audiência média, avanço que também foi percebido na audiência geral (só WEB ou na faixa AM). Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre dezembro de 2017 a fevereiro de 2018):

Líderes em alta

A Massa FM 97.7 alcançou a expressiva marca de cinco anos consecutivos na liderança geral da audiência média na Grande Curitiba, afirmação baseada no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora puxou a alta do meio FM ao avançar de forma significativa na medição. Isso eleva o teto da pesquisa e faz com que a Massa FM crave a sua melhor marca de audiência na comparação com os últimos resultados. A Massa FM também mantém a liderança geral em outros períodos importantes, como o comercial (07h-19h/segunda à sexta-feira).

Também é destaque o aumento na disputa pela vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 98 FM 98.9 manteve a tendência de alta em sua média de audiência, algo que já era acompanhado nas pesquisas anteriores. Isso aproximou a 98 FM da Caiobá FM 102.3, atual vice-líder e rádio que também está em destaque em Curitiba (o atual resultado da 102.3 FM é um dos melhores na comparação com a média de ouvintes por minuto registrado pela Caiobá FM nas pesquisas anteriores).

Outra emissora que segue evoluindo em Curitiba é a Ouro Verde FM 105.5, líder no formato adulto-contemporâneo. A emissora apresentou mais uma variação positiva nos principais períodos da pesquisa, o que a posiciona em quarto geral em períodos comerciais (segunda à sexta-feira). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 105.5 FM fecha o “top 5”, tendo a Jovem Pan FM 103.9 a sua frente (rádio líder no jovem/pop e que está isolada em quarto geral nesse período, além de uma estabilidade de destaque em seus índices).

Mais destaques

A Rádio Gospel FM 89.3, líder no formato gospel/religioso, oscilou de forma positiva na atual medição e se consolida na sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que antes era seguida de mais de perto pela Clube FM 101.5.

O “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ainda é completado por uma intensa disputa por colocações: Mundo Livre FM 93.9, Transamérica FM 100.3 e BandNews FM 96.3 aparecem na sequência, sendo que as rádios 100.3 FM e 96.3 FM apresentaram variações positivas em seus índices na atual medição. 

O mercado também acompanhou variações positivas nos índices das rádios Evangelizar FM 99.5 e Transamérica Light FM 95.1, isso na comparação com a pesquisa passada. No caso da 99.5 FM é o melhor índice obtido pela FM desde a sua estreia no FM curitibano (em maio do ano passado).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 26 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar, Curitiba, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.