Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 03 de Abril de 2018 @ 07:45

NAB Show 2018 | Presidente do Conselho de Rádio da NAB afirma que o Rádio terá “os seus melhores dias” se aproveitar as novas tecnologias

São Paulo - Em entrevista ao portal Radio World, executivo vê que as caixas de som inteligentes podem impulsionar a audiência de rádio em ambientes domésticos

Publicidade

O tema principal para o rádio durante a NAB Show 2018 dificilmente será outro do que as “caixas de som inteligentes”. Na semana passada o tudoradio.com relatou o avanço dessa tecnologia pelos lares norte-americanos e como as emissoras de rádio estão se posicionando para aproveitar a tendência. Randy Gravley, executivo que preside o Conselho de Rádio da National Association of Broadcasters (NAB) e é presidente / CEO da Tri State Communications, acredita que as caixas de som inteligentes podem alavancar a audiência de rádio em todo o planeta.

Em entrevista ao portal norte-americano Radio World, Gravley afirma que o avanço das caixas de som inteligentes podem ser uma grande oportunidade de melhorar a audição doméstica. Segundo o executivo, o crescimento de alto-falantes inteligentes pode fornecer ao rádio uma nova plataforma nas residências dos americanos, tirando proveito de como é fácil e conveniente dizer ao seu interlocutor para tocar sua estação de rádio favorita (saiba mais).

O executivo lembra que o Rádio, especialmente nos Estados Unidos, enfrenta uma série de desafios que moldarão a indústria nos próximos anos. O aumento da concorrência para os ouvintes, manter e atrair anunciantes, o painel automático de mudanças, um sistema de licenciamento de músicas complicado, sustentar conteúdo local e ao vivo, o papel do digital e equipar Smartphones com capacidade de rádio FM são questões que as estações de rádio precisam resolver.

Porém Gravley se baseia em um futuro positivo para o rádio devido aos números atuais do mercado norte-americano. “Acredito que os melhores dias da rádio ainda estão pela frente. Toda semana, mais de 260 milhões de americanos sintonizam suas estações de origem. Somos a fonte número um para a descoberta de novas músicas. Continuamos a ser uma fonte de notícias confiável, especialmente para notícias locais, em um momento em que as "notícias falsas" são predominantes on-line e nas mídias sociais. E, como vimos inúmeras vezes no ano passado em tempos de emergência, somos uma tábua de salvação que fornece informações oportunas que podem manter os americanos seguros”, afirma o executivo na NAB em entrevista ao Radio World.

Ainda sobre as tendências para o meio rádio, Randy destaca que algumas estações de rádio também lançaram podcasts que andam de mãos dadas com suas transmissões tradicionais. O executivo afirma que o formato podcasting se encaixa nos pontos fortes do rádio de transmissão. “A rádio tem sido o serviço de áudio dominante por décadas - devemos ser especialistas em criar conteúdo envolvente e atraente. É apenas online, ao invés de no ar”, afirma Gravley.

Gravley também chama a atenção o aumento da concorrência para o meio rádio na área de publicidade. “Temos muitos concorrentes que adorariam replicar e substituir o relacionamento próximo que o rádio desfruta com o automóvel. Com a maior parte da audição de rádio acontecendo no carro, precisamos ser proativos em manter nosso lugar na vanguarda do entretenimento no carro. É por isso que a NAB tem se encontrado tanto com a comunidade automotiva. Devemos também fixar nossos olhos no futuro e descobrir qual papel o rádio desempenhará no carro autônomo”, destaca o executivo.

Cobertura do tudoradio.com

O tudoradio.com contará com uma cobertura exclusiva da NAB Show 2018, acompanhando as novidades da indústria para todo o planeta, além de detalhar o que acontecerá na programação realizada pela AESP e ABERT no próximo dia 10. Também será realizado uma edição especial do Painel tudoradio.com na NAB Show 2018. A cobertura tem os apoios da Cross Host, Hot 107 FM 107.7 e da AESP.

Clique aqui e confira as matérias especiais relacionadas à cobertura da NAB Show 2018

Tags: Rádio, NAB Show 2018, oportunidades, Estados Unidos, cobertura

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.