Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você ouve música no rádio e em mais alguma outra mídia?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Abril de 2018 @ 13:04

Rádio Clube inicia comemorações dos seus 100 anos no Recife

Recife – Emissora foi a primeira a entrar em operação no Brasil

Publicidade

Considerada a primeira rádio a entrar no ar no Brasil, a Clube AM 720 do Recife, a icônica PRA-8, comemora daqui a um ano seu centenário de fundação. O 6 de abril de 1919 marca a histórica reunião de um grupo de amadores da telegrafia sem fio que nesta data registrou a fundação oficial da rádio. Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o “pensamento humano” por meio de redes sem fio.

Liderados por Augusto Joaquim Pereira, tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo.

As Rádios Clube AM e FM 99.1 e o Grupo R2 começam hoje (6) a contagem regressiva da comemoração dos 100 anos, com o lançamento de um projeto memorialista que será veiculado na programação das emissoras e em reportagens publicadas toda semana nas páginas do Diario de Pernambuco até 6 de abril de 2019. Foi idealizado para documentar o legado pioneiro dos amadores da telegrafia, narrar o progresso visto década após década da sua inauguração e valorizar quem fez e faz a trajetória de sucesso da Rádio Clube.

“A gente quer aproveitar esse momento para as pessoas conhecerem a história da Rádio Clube de Pernambuco, que é pregressa à história oficial da rádio no Brasil”, afirma Pierre Lucena, vice-presidente Comercial de e de Marketing do Grupo R2 - dono da Rádio Clube, Diário de Pernambuco, portais de notícias e respectivas redes sociais. 

O projeto Rádio Clube 100 anos prevê ainda programas especiais que destacarão artistas projetados nacionalmente e o jornalismo na rádio. Programas em formatos curtos e longos, que contarão com a participação de professores, jornalistas e intelectuais. 

“Vamos mostrar como a Rádio Clube fez parte da construção da cultura de Pernambuco”, diz Leo Gangana, diretor-geral das rádios Clube AM e FM. Também serão promovidos encontros entre artistas e ouvintes, afora promoções, como a distribuição de prêmios para ouvintes da rádio e a realização de shows. 

Nesta retrospectiva desde Augusto Joaquim Pereira em 1919 até 2019 estará, portanto, não só a história da Rádio Clube, mas das rádios no Brasil e até no mundo. “Cabe lembrar que não se pensa em radiodifusão propriamente dita àquela época, até porque somente a 2 de novembro de 1920 se inaugura a primeira estação de radiodifusão nos Estados Unidos, conforme afirma Oscar Dubeux Pinto, a KDKA da Westinghouse”, destacou Renato Phaelante, um estudioso respeitado da história do rádio, pesquisador e coordenador da Fonoteca da Fundação Joaquim Nabuco durante três décadas. 

Com informações do Diário de Pernambuco


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Clube AM, 100 anos, Recife, comemoração

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.



...
tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.