Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Abril de 2018 @ 15:11

Grupo RBS anuncia estrutura de redações integradas de seus veículos em Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Gaúcha terá redação conjunta com Zero Hora e Diário Gaúcho

Publicidade

O Grupo RBS anunciou o seu novo modelo de produção de conteúdo mais integrado, com foco na jornada do consumidor em todas as plataformas. A Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre, Zero Hora e Diário Gaúcho passam a operar juntos e em uma mesma redação integrada. Marta Gleich assume como diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal, respondendo pelas marcas Gaúcha, CBN AM 1340, ZH, Diário Gaúcho, Pioneiro e GaúchaZH, preservando o território de atuação de cada uma delas e ampliando a proximidade com o público. Marta dividirá com Cezar Freitas, diretor da RBS TV, a liderança do jornalismo da empresa, respondendo para a vice-presidente de Produto e Operações, Andiara Petterle.

A mudança tem também como pilar importante o reconhecimento de talentos, segundo informações do próprio grupo. Outros seis jornalistas assumirão novos desafios: Daniel Scola será o novo gerente-executivo da Rádio Gaúcha, com o apoio de Andressa Xavier, nova editora-chefe da rádio. Rafael Cechin comandará o Esporte de três marcas (Gaúcha, ZH e DG), numa visão integrada de concepção e entrega de conteúdo. Nilson Vargas irá liderar ZH, DG e Pioneiro. Carlos Etchichury torna-se editor-chefe de ZH, e Diego Araujo terá a mesma função no DG. Andreia Fontana segue no comando do Pioneiro, em Caxias do Sul.

Desde 2016, a RBS vem realizando uma análise profunda, fundamentada em pesquisas com o público, benchmarking e apoio de consultorias internacionais para promover a evolução de suas marcas de jornalismo. Como base dessa visão estratégica está o desejo permanente de acompanhar as tendências e melhores práticas mundiais da indústria e as demandas dos consumidores, segundo o que informa o Grupo RBS.

O formato mais integrado para produção de conteúdo permite mais flexibilidade e adaptação constante à jornada do consumidor, além de promover um ambiente de inovação, criatividade e propício à descoberta e ao desenvolvimento de novos talentos. Em um primeiro movimento, foi criado o grupo de jornalismo investigativo (GDI) – que desde então já realizou 37 reportagens e recebeu 11 prêmios e, na nova estrutura, passa a ser liderado pela jornalista Dione Kuhn.

Zero Hora e Diário Gaúcho também já haviam unido suas expertises para reforçar a cobertura de temas de segurança, serviços e cotidiano de Porto Alegre. Em setembro do ano passado, a empresa lançou GaúchaZH, um co-branding entre as marcas Gaúcha e Zero Hora nas plataformas digitais, cuja audiência já é de 12 milhões usuários/mês, segundo a RBS.

Em fevereiro deste ano, a vice-presidente de Produto e Operações da RBS, Andiara Petterle, esteve no seminário “Oxford Perspectives – Envisioning the Newsroom in 2020”, discutindo com líderes de empresas de conteúdo do mundo inteiro, entre outros temas, como serão as redações do futuro. O Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, é referência global em tendências de jornalismo, consumo de mídia e digital.

"As estruturas são o reflexo da nossa estratégia olhando para o futuro: fortalecimento do jornalismo local, com profissionais de excelência produzindo conteúdo para todas as plataformas. Lançamos no ano passado o GaúchaZH, que tem se provado um sucesso de integração e nos anima a investir em mais e novos projetos de jornalismo. Nosso foco são redações produzindo o melhor jornalismo para os gaúchos com processos mais contemporâneos e valorizando os nossos melhores talentos, um diferencial sempre presente na RBS. Fico muito feliz de promovermos tantas boas lideranças na rádio e nos jornais", diz Andiara Petterle.

O projeto foi apresentado na semana passada em primeira mão, para jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho e da Rádio Gaúcha. A partir de maio, as equipes passarão a ocupar o mesmo espaço físico em uma redação mais moderna. Vale lembrar que o Grupo RBS também realizou o lançamento da Rádio 92 FM 92.1 de Porto Alegre na semana passada, conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, RBS, Gaúcha, redação, jornalismo, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.