Terça-Feira, 10 de Março de 2009 @ 13:18
Curitiba – Emissora é uma das mais tradicionais do dial curitibano
A Transamérica Pop FM 100.3 está completando hoje seus 32 anos no ar no dial de Curitiba. A rádio é uma das FMs mais tradicionais do sul do país, sendo uma das primeiras da região a operar na faixa de freqüência modulada. Atualmente a marca Transamérica é bem difundida na capital paranaense.
Com duas emissoras no dial FM de Curitiba, a Transamérica é uma marca de importância para a história do rádio paranaense. A emissora ainda é uma das referências de rádio para FMs do interior do Paraná, independente do mal momento em audiência vivido pela rede nacional e pela emissora local nos últimos anos. A sua “irmã”, a Transamérica Light FM 95.1, nasceu em 1999 e comemora no próximo dia 29 seus 10 anos no ar.
A Transamérica também é conhecida pela sua estrutura técnica. A 100.3 FM é classe especial de potência (veja classificação aqui) e irradia 180kw através do seu ganho total na torre. Ouvintes já sintonizaram a FM curitibana na Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, aproximadamente 280km da torre em linha reta) e na região de Cascavel (interior do estado, 370km em linha reta). A FM abrange sem dificuldades muitas cidades catarinenses e algumas do Vale do Ribeira, interior paulista.
As principais emissoras da Rede Transamérica (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Brasília) também nasceram na década de 70.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.