Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2018 @ 07:45

Panorama: JB FM dispara no Rio de Janeiro. FM O Dia acirra briga por posição no “top 3” 

Rio de Janeiro - Rádio Melodia mantém isolada na liderança geral e Super Rádio Tupi sustenta a vice-liderança. BandNews FM e RIO FM seguem crescendo

Publicidade

O rádio carioca continua em alta quando o assunto é audiência. O meio FM continua avançando, mesmo com várias alterações recentes no mercado (mudanças em projetos, trocas de canais, entre outras novidades). Em períodos importantes, a média de audiência em ouvintes por minuto avançou na comparação com a pesquisa anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2018 - Kantar Ibope Media):

“Grupo dos 200 mil” 

A prova mais escancarada que o rádio carioca vive um momento extremamente positivo está na média de ouvintes por minuto das quatro primeiras colocadas em períodos gerais. Com um forte avanço em sua média, a JB FM 99.9 passou a figurar no seleto “grupo dos 200 mil” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O que seria isso? São emissoras cuja média de ouvintes por minuto bate a marca de 200 mil.

A marca também é o maior volume de audiência médio já obtido pela JB FM no mercado carioca, rádio que lidera com facilidade o formato adulto-contemporâneo no Rio de Janeiro e região metropolitana.

Outra emissora que avançou na atual medição foi a FM O Dia FM 100.5, atual terceira colocada geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso posicionou a rádio de formato popular/hits mais próxima da vice-liderança geral nesse período.

Rádio Melodia FM 97.5 (líder isolada geral, rádio de formato gospel) e Super Rádio Tupi FM 96.5 (formato popular/jornalismo) ocupam as duas primeiras colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que as duas FMs registraram altas consideráveis na pesquisa anterior e na medição atual praticamente não oscilaram. 

Essas quatro rádios são donas dos maiores volumes de audiência média no país.

Mais destaques no “top 10”

A 93 FM 93.3 também continua em alta na medição carioca, rádio de formato gospel que está sozinha na quinta colocação geral nos principais períodos da pesquisa, acima dos 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na sequência o ranking conta com a Mix FM 102.1 em sexto (líder no jovem/pop), seguida de mais próxima pela Rádio Globo FM 98.1 (estável no ranking, com leve oscilação positiva na comparação com as medições passadas).

Destaque para a BandNews FM 90.3, emissora “all-news” que segue avançando no mercado carioca. A estação segue na oitava colocação geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ficando isolada nessa condição. Vale lembrar que a BandNews FM registra hoje a sua melhor marca histórica de audiência no Rio de Janeiro.

A SulAmérica Paradiso FM 95.7 aparece em nono geral (formato adulto-contemporâneo), rádio que está isolada nessa posição. 

Avanços

Novidade no dial FM carioca, a RIO FM 102.9 já aparece bem próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que apresentou o segundo maior avanço absoluto na comparação com a pesquisa passada (ficando atrás apenas da JB FM nesse quesito). A 102.9 FM só não entrou no “top 10” devido a reação forte de uma rádio religiosa/católica, esta que não tem seu nome indicado por não assinar a medição.

Outra emissora que se destacou foi a Antena 1 FM 103.7, rádio que apresentou uma boa variação positiva em seu índice de audiência e também se aproximou do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com as pesquisas passadas a 103.7 FM também avançou no ranking geral.

Rádio Mania FM 91.1 (que ainda sente os efeitos da troca de canal - estava em 102.9 FM no inicio do ano), CBN FM 92.5 e Transamérica FM 101.3 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádios que também não estão distante do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Detalhe: o mercado FM do Rio avançou em sua média de audiência mesmo com os impactos das saídas das rádios Fanática FM (estava em 104.5 FM) e Alpha FM (em 94.9 FM), projetos que estavam concentrando índices expressivos de audiência no início do ano. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro
 
FM+Web

 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar Ibope, Rio de Janeiro, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.