Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 13 de Junho de 2018 @ 07:45

Panorama: BH FM volta a acirrar a disputa com a Rádio Itatiaia pela liderança geral em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Com mercado em alta, Liberdade FM e 98 FM também ampliam as suas médias de audiência

Publicidade

O rádio de Belo Horizonte continua em alta. O meio apresentou a segunda alta consecutiva na média de ouvintes por minuto no universo FM, índice puxado pelas variações positivas de várias emissoras medidas na pesquisa do Kantar Ibope Media. E quem não subiu na atual medição acabou mantendo os índices da pesquisa anterior, rádios que já vinham de alta. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2018 - Kantar Ibope Media):

Briga de alto nível

As duas primeiras colocadas na audiência média de Belo Horizonte continuam chamando a atenção de todo o mercado nacional. Estável após várias altas consecutivas, a Rádio Itatiaia FM 95.7 permanece na liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cuja média supera a marca de 130 mil ouvintes por minuto nesse período. 

E, mais próxima da atual líder geral, a BH FM 102.1 voltou a apresentar uma variação positiva considerável em sua média de audiência, superando os 125 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio também apresentou a maior variação entre as FMs medidas na Grande Belo Horizonte nesse período, ajudando na alta do meio FM local.

Os volumes atuais de ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) mantém a Rádio Itatiaia e a BH FM entre as maiores audiências do país, na comparação com os índices de FMs de outros mercados brasileiros.

Mais destaques no “top 5”

A Liberdade FM 92.9 voltou a reagir na pesquisa de audiência e variou de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa passada. Isso auxiliou a rádio a manter de forma isolada a terceira colocação geral em períodos importantes. Vale lembrar que recentemente a Alvorada FM 94.9 (líder no adulto-contemporâneo e estável na atual pesquisa) passou a ficar mais próxima da Liberdade em períodos gerais.

Fecha o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Jovem Pan FM 99.1, líder em seu formato (jovem/pop) e isolada na quinta colocação geral, rádio que está estável no ranking.

Consolidou

A 98 FM 98.3 apresentou mais uma variação positiva em seu índice de audiência, com destaque para o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso a rádio consolidou a sexta colocação geral em períodos importantes, se afastando um pouco mais da 107 FM 107.5 (que segue líder no formato gospel/religioso).

As rádios CDL FM 102.9 (nono geral) e Extra FM 103.9 (fecha o “top10”) também variaram de forma positiva e auxiliaram diretamente no avanço do meio FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso da CDL FM ela passa a ficar mais próxima da Antena 1 FM 105.1 (que vem de altas nas medições passadas) e a Extra FM crava a sua melhor marca desde o seu retorno ao dial local (ocorrido no ano passado).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar, FM, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.