Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018 @ 07:45

Panorama: Caiobá FM avança e aparece na liderança em períodos importantes da audiência em Curitiba

Curitiba - Diferença entre Caiobá FM e Massa FM é mínima, ampliando a disputa pelo topo em Curitiba. Clube FM também acirra disputa pelo “top 5”

Publicidade

O mercado de rádio da capital paranaense está agitado. Várias emissoras apresentaram altas em suas médias de audiência, resultado em acirramento da disputa por posições importantes nos rankings gerais de audiência média. A medição realizada pelo Kantar Ibope Media aponta uma disputa intensa pela primeira colocação geral. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2018 - Kantar Ibope Media):

Briga em alto nível

A Caiobá FM 102.3 foi o principal destaque da atual medição ao apresentar uma variação de audiência expressiva na maioria dos períodos gerais da atual medição. Somada à atual movimentação do meio FM, a rádio aparece agora na primeira colocação geral em períodos importantes, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a Caiobá FM já vinha de altas seguidas, ampliando aos poucos o seu volume de audiência média nos principais períodos da medição.

Porém a disputa deve seguir acirrada nas próximas medições. A distância entre a Caiobá e a Massa FM 97.7 na pesquisa atual é mínima, praticamente um empate técnico (inferior a 100 ouvintes na média por minuto no 05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Isso torna a disputa imprevisível, já que a Massa FM também vinha de resultados positivos nas medições anteriores. O fato é positivo para o meio, que conta com uma disputa acirrada, com as médias de audiência das duas concorrentes superando os índices registrados por essas rádios no ano passado.

Também é destaque a presença da 98 FM 98.9 próxima dessa “briga” pela liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a pesquisa anterior a 98 FM está estável, mas o seu atual volume de audiência mantém a FM próxima das duas primeiras colocadas. Vale lembrar que o índice atual da 98.9 FM também é superior aos resultados obtidos por ela no ano passado.

Top 5

O “top 5” segue completado pelas rádios Ouro Verde FM 105.5 (agora isolada em quarto geral, rádio que vinha de altas seguidas nas pesquisas anteriores, rádio líder no formato adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 103.9 (líder no formato jovem/pop, atual quinto geral). A novidade fica por conta da aproximação da Clube FM 101.5 em relação à quinta posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que segue evoluindo aos poucos na pesquisa de audiência.

Mais destaques

Também existe uma aproximação maior entre concorrentes importantes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na composição das demais posições do “top 10”. A Rádio Gospel FM 89.3 (líder no formato gospel) vê a aproximação de três emissoras devido à movimentação atual do meio FM. A Transamérica FM 100.3, em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), é a FM que “puxa essa fila”.

BandNews FM 96.3 (líder no formato “all-news” em FM) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), FM apresentou mais uma variação positiva em seus números. E o “top 10” nesse período é completo pela Mundo Livre FM 93.9. Vale ressaltar que essas três FMs estão muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com diferenças inferiores a 1 mil ouvintes por minuto nesse período. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 26 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, kantar, FM, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.