Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Junho de 2018 @ 07:46

Panorama: Avanço do Android é encarado como “fator positivo” para o rádio offline (FM)

São Paulo - Aparelhos com o sistema operacional do Google ampliaram a sua fatia no mercado de smartphones, inclusive nos Estados Unidos

Publicidade

O sistema operacional para smartphones gerido e criado pelo Google, o Android, tem avançado em sua participação no mercado em 2018. Um levantamento do StatCounter / Kantar Worldpanel, publicado e analisado pelo ZYDigital, aponta um forte avanço do Android no mercado brasileiro, em detrimento da presença do iOS (iPhone). Isso interessa ao rádio “offline” (FM), pois o sistema do Google conta com vários modelos de smartphones que oferecem o FM embarcado em suas funcionalidades. Acompanhe:

No levantamento relacionado ao mês de maio, o Android representava 85% do total de todos os sistemas operacionais presentes em smartphones brasileiros, sendo que as vendas de aparelhos com Android representaram 93% do total no primeiro trimestre de 2018. Já o iOS conta com 12% de mercado no Brasil, porém as vendas no mesmo período foram de apenas 6%, devido ao seu alto custo de venda no país. 

A oferta de aparelhos com Android é muito ampla, com várias marcas que embarcam o sistema operacionais em seus smartphones (como Samsung, LG, Motorola, entre outros). Desses, grande parte conta com o chip FM ativo e disponível em sua base de aparelhos. A publicação da ZYDigital lembra que a Apple é irredutível quanto a presença do FM ativo em seus aparelhos, diferente das empresas que contam com o sistema operacional do Google.

Esse fato auxilia na manutenção e, talvez, na possibilidade de ampliação do alcance do rádio no Brasil e também em outros países, já que várias marcas de smartphone tem sinalizado para a ativação dos chips de FMs em seus dispositivos. A presença do rádio na população brasileira supera os 90%, segundo estudo recente do Kantar Ibope Media.


Infográfico apresentado pelo ZYDigital sobre a presença do iOS e do Android no mercado nacional / StatCounter - Kantar Worldpanel

Já nos Estados Unidos, principal mercado da Apple, metade dos celulares comercializados por lá conta com o chip FM ativo segundo a NAB, sendo que a outra metade é massivamente representada pelo iPhone.

 

iPhone não significa ausência total do rádio

 


FM sintonizado em um iPhone / foto: tudoradio.com

A presença do iPhone na base de celulares comercializados no planeta não significa um “apagão” do rádio. O meio participa nesses smartphones através de soluções on-line, como aplicativos (de rádios e de indexadores, como o tudoradio.com) e portais web. Mas também há uma solução de “fones de ouvidos” que ativa o FM no aparelho, conforme destacado pelo tudoradio.com após apresentação da novidade na NAB Show deste ano (saiba mais).

Com informações da ZYDigital, NAB e StatCounter / Kantar Worldpanel

Tags: Android, rádio, FM, celular, panorama, vendas, sistemas, chip, Brasil

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.