Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 05 de Julho de 2018 @ 17:11

Panorama: Antena 1 avança para “top 10” em São Paulo. Band FM amplia a liderança geral

São Paulo - Transcontinental FM retoma a vice-liderança geral. Gazeta FM retorna ao “top 5”  e Jovem Pan FM ao "top 10"

Publicidade

Época de Copa do Mundo, greve dos caminhoneiros em maio (com as ruas mais vazias) e, conforme previsto pelo mercado, o rádio também sentiu os efeitos que outros setores da economia já tinham observado. O meio FM oscilou de forma negativa na Grande São Paulo na comparação com a pesquisa anterior, com o universo de ouvintes na audiência média variando para baixo na medição realizada pelo Kantar Ibope Media. Mas várias FMs importantes ignoraram essa tendência geral. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho/2018):

Movimentações no “top 5”

A cada nova pesquisa de audiência a Band FM 96.1 segue como um dos destaques do meio por manter a liderança no ranking geral nos principais períodos da medição, porém o resultado atual é ainda mais expressivo para a FM. O motivo: a movimentação atual da audiência média da Grande São Paulo posicionou a Band FM de forma ainda mais isolada no topo do ranking, com a 96.1 FM também variando de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com o período anterior.

Outra novidade é o reposicionamento da Transcontinental FM 104.7 na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que já havia acirrado a disputa pela posição na medição anterior. A Nativa FM 95.3, agora em terceiro geral nesse período, segue próxima da 104.7 FM, mantendo a disputa acirrada para as próximas medições.

Também é novidade o retorno da Gazeta FM 88.1 ao “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que ignorou a oscilação negativa do meio FM na atual medição ao ampliar sua média de audiência. A emissora ainda é seguida de perto pela Metropolitana FM 98.5 (isolada em sexto geral no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

A Alpha FM 101.7, líder isolada no formato adulto-contemporâneo em São Paulo, está estável na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa, completando o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Surpresas e definições nos detalhes

A Antena 1 FM 94.7 é um dos principais destaques da atual medição. A rádio de formato adulto-contemporâneo já vinha de sequências positivas nas pesquisas passadas e manteve essa tendência no ranking atual. A FM ainda foi beneficiada pela movimentação do meio. Resultado: a Antena 1 aparece na oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tecnicamente empatada com a 89 A Rádio Rock FM 89.1 (que está em sétimo geral nesse período).

O resultado é histórico para 94.7 FM, rádio que cravou o seu maior volume médio e audiência na comparação com os valores registrados pela Antena 1 nos anos anteriores. E a média ainda é mais expressiva no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), com a 94.7 FM em sétimo geral e mais próxima da marca dos 100 mil ouvintes por minuto.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), 105 FM 105.1 e Jovem Pan FM 100.9 completam o top10 nesse período. Vale destacar que a Jovem Pan foi uma das rádios que ignoraram a variação negativa do meio FM na atual medição, ampliando a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.

E o “top 10” continua definido nos detalhes, já que Mix FM 106.3, NOVABRASIL FM 89.7 e Kiss FM 102.1 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo em aberto a disputa por posições no “top 10” no 05h-00h nesse período. Top FM 104.1, CBN FM 90.5, Rádio Disney FM 91.3 e Feliz FM 92.9 aparecem na sequência, também próximas do “top 10” (as médias registradas por essas FMs são muito próximas no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, sendo que qualquer mudança no recorte do filtro pode alterar as posições).

Mais destaques

A Transamérica FM 100.1 é outra FM que continua com uma sequência positiva em seus números, se aproximando do bolo que “flerta” com o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O volume de audiência média atual da Transamérica é um dos maiores já registrados pela rádio nos últimos anos.

BandNews FM 96.9 aparece logo na sequência e também variou de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa anterior. Energia 97 FM 97.7 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (outra que teve leve melhora em seu índice, mesmo com a oscilação negativa do meio FM) estão na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Jornalismo se beneficia

Conforme destacado pelo panorama acima, as rádios Jovem Pan, CBN (estável, mas vem de alta em pesquisas anteriores), BandNews FM e Rádio Bandeirantes ignoraram a tendência de queda do meio FM. As quatro emissoras tiveram coberturas especiais de jornalismo durante a greve dos caminhoneiros, esta que casou desabastecimento de combustíveis e outros ítens importantes nas principais cidades do país entre o final de maio e início de junho. O fato pode ter contribuído com o aumento da parcela de audiência média das FMs.

Outro fator positivo para essas quatro emissoras é a Copa do Mundo, iniciada no dia 14 de junho. As quatro rádios transmitem o mundial, assim como a Transamérica (que também evoluiu no ranking geral). Esse trabalho envolve uma programação especial que vai além das partidas, conforme destacado nas últimas semanas pelo tudoradio.com.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.