Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Eleições 2018: Como que você pretende se informar sobre o período eleitoral?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Julho de 2018 @ 07:45

Panorama: FM O Dia retoma a vice-liderança no FM do Rio de Janeiro. Rádio Melodia segue líder

Rio de Janeiro - Antena 1 pula para o “top 10” e RIO FM já encosta nesse “bolo” nos períodos gerais da pesquisa. Meio FM apresenta nova alta

Publicidade

A série de novidades vivida pelo rádio carioca nos últimos meses tem evitado qualquer possibilidade de queda na média de ouvintes por minuto no universo FM. A afirmação é baseada na mais recente pesquisa de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media, conhecida pelo mercado fluminense na semana passada. No geral o FM carioca viu mais uma alta em seus índices. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho/2018):

Mudanças no “top 3” 

A FM O Dia FM 100.5 retomou a vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso foi possível devido à um forte avanço visto na média de audiência da rádio de formato popular/hits nos principais períodos da medição. Para se ter uma ideia, a FM O Dia teve a maior evolução entre todas as FMs medidas na pesquisa atual, o que posiciona a 100.5 FM acima dos 230 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

O que não tem mudado é a situação da Rádio Melodia FM 97.5 no ranking geral. A emissora de formato religioso/gospel segue isolada na primeira colocação geral nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Rádio Melodia tem batido recordes, alcançado a incrível marca de 258 mil ouvintes por minuto. E o adjetivo usado neste texto não é exagero, já que essa marca é inédita para uma FM no Rio de Janeiro, considerando o 05h-00h (todos os dias e locais).

A Super Rádio Tupi FM 96.5 aparece na sequência, em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ainda próxima da FM O Dia (mas a Super Rádio Tupi segue na frente, em segundo geral, quando o mercado considera a soma entre as faixas FM + AM + WEB, algo usual para rádios que operam em duas faixas no Brasil). Vale lembrar que a atual marca da 96.5 FM é uma das maiores já obtidas pela estação em FM na corrida pela audiência local. 

Os 200 mil…

O mercado do Rio de Janeiro tem “exagerado” no volume médio da audiência por minuto das primeiras colocadas. São quatro estações acima dos 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), algo que é exclusivo do rádio carioca. Além das três primeiras já citadas neste texto, a JB FM 99.9 é a outra emissora que compõe esse “elenco dos 200 mil” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

As quatro primeiras colocadas no Rio de Janeiro possuem médias de audiência superiores ao de FMs de qualquer outro mercado brasileiro. A líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na Grande São Paulo ficaria em quinto geral no ranking carioca, numa comparação simplista (já que o FM paulistano ainda tem um volume maior de audiência média no geral, além de mais estações brigando por esse bolo e também pode revelar algumas tendências da movimentação da audiência).

Mais avanços

Outra emissora que segue se destacando no Rio de Janeiro é a 93 FM 93.3. A emissora apresentou mais uma melhora em sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio já supera fácil a marca dos 100 mil ouvintes por minuto. Ou seja, o Rio de Janeiro conta com duas FMs de perfil gospel entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro.

Também é destaque o avanço da Antena 1 FM 103.7 ao “top 10” nos principais períodos da pesquisa. Detalhes: a atual posição é a melhor já obtida pela rádio desde o seu retorno ao mercado carioca (ocorrido em dezembro de 2015). O volume de audiência registrado pela 103.7 FM nesta pesquisa também é o maior valor já obtido pela rádio. Ou seja, a Antena 1 avançou para o “top 10” devido à ampliação de seu universo de ouvintes.

A BandNews FM 90.3 é outra rádio em destaque. A emissora jornalística segue ampliando a sua média de audiência e, aos poucos, se aproxima das concorrentes que estão a sua frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A média atual é a maior já obtida pela BandNews FM no Rio, rádio que está sozinha na oitava colocação geral nos principais períodos da pesquisa.

Mix FM 102.1 (sexto geral e líder no jovem/pop) e Rádio Globo FM 98.1 seguem bem próximas entre si no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a SulAmerica Paradiso FM 95.7 fecha o “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Está próxima

A novidade RIO FM 102.9, rádio de formato popular/hits, já iniciou uma disputa por um lugar no “top 10” nos principais períodos da pesquisa. A emissora está muito próxima da SulAmerica Paradiso nesse filtro e não fica distante da Antena 1, tornando imprevisível os próximos movimentos do mercado na composição dessas posições nas próximas medições.

Transamérica FM 101.3 e CBN FM 92.5 também avançaram no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e não estão distantes desse “bolo” que briga por posições entre o “top 10” e o “top 15”. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.



...
tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.