Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 @ 10:12

Tudo Rádio.com apóia o Projeto Todos Pela Educação

São Paulo - Rádios brasileiras colocam a Educação na pauta

Publicidade

Está disponível para todos os radialistas de todo o País o sétimo kit do projeto “No Ar: Todos Pela Educação” do movimento Todos Pela Educação. Criado em agosto de 2008, o projeto tem por objetivo convocar o rádio brasileiro para ser o porta-voz da luta pela Educação de qualidade. A iniciativa, realizada em parceria com o Unicef e com o apoio do Grupo ABC, da agência DM9DDB e da produtora Friends Áudio, já mobilizou mais de mil rádios em todos os estados brasileiros, chegando a quase 20 mil downloads dos materiais produzidos.

“O Rádio foi o veículo que escolhemos nessa parceria porque chega a todas as comunidades brasileiras, fala a língua de todas as comunidades, com toda a diversidade que o País tem, e vai ser instrumento na transformação da qualidade da Educação no Brasil” afirma Maria de Salete Silva, oficial de Educação do Unicef.

O projeto nasceu durante as eleições municipais, com o objetivo de colocar a Educação na agenda dos candidatos e dos eleitores, e foi ganhando força ao longo do semestre. “O que temos hoje é uma grande parceria com radialistas de todo o País, que trabalham conosco levantando a bandeira da qualidade do ensino” diz Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação.

São enviados mensalmente kits de conteúdo a mais de cinco mil rádios brasileiras e todos os materiais estão disponíveis e podem ser baixados pela internet. Os Kits são temáticos e trazem informações, depoimentos de radialistas, artistas e atletas; músicas e spots com dicas de como a população pode fazer a sua parte.

Além disso, também é disponibilizado o boletim do “Rádio Pela Infância”, um informativo produzido pelo Unicef trazendo informações, dicas e sugestões de pauta ligadas ao tema mensal. O jornalista Gilberto Dimenstein e a rádio CBN também participam do projeto disponibilizando a todos os radialistas os depoimentos veiculados no programa “Prazer em aprender”. O projeto tem o apoio da Abert – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, do GPR – Grupo de Profissionais do Rádio e das associações estaduais de rádio e televisão.

Em fevereiro, Pelé dá o recado

O kit deste mês de fevereiro tem como tema a volta às aulas e conta com a ilustre participação de Pelé, que gravou duas dicas para os ouvintes das rádios participantes do projeto, e da jornalista Maria Lydia, que fala da importância do rádio na mobilização da sociedade.

Nos meses anteriores foram debatidos temas como a importância da Educação nas eleições municipais, a valorização dos professores, a participação dos pais no processo de aprendizado e na cobrança de políticas públicas e responsabilidade dos novos prefeitos e secretários municipais.

A cada mês um grande radialista grava uma mensagem de convocação. Já participaram nomes como Joseval Peixoto, rádio Jovem Pan; Heródoto Barbeiro, rádio CBN; Eli Correa, rádio Capital; Lasier Martins, rádio Gaúcha; José Paulo de Andrade, rádio Bandeirantes e Antônio Carlos, rádio Globo RJ. Além dos radialistas, artistas e atletas contribuíram voluntariamente para a campanha. Entre eles destacam-se Ana Moser, Britto Júnior, Camila Pitanga, Carlos Nascimento, César Ciello, Christiane Torloni, Cynthia Benini, Daniela Mercury, Eva Vilma, Gabriela Duarte, Isabel Fillardis, Lázaro Ramos, Maria Fernanda Cândido, Milton Neves, Nicete Bruno, Paulo Goulart, Ticiana Villas Boas, Rodrigo Faro, Wagner Moura e Werner Shunemann.

Resultados

Além de veicular as peças, spots e depoimentos, muitos radialistas estão colocando a Educação na pauta de suas produções jornalísticas, seja por meio de debates com secretários, professores, pais e alunos, seja criando programas específicos para discutir os desafios da qualidade do ensino na sua cidade, estado ou no País.

O Todos Pela Educação já recebeu uma série de e-mails de radialistas contando as ações de mobilização realizadas em suas cidades. Veja alguns exemplos de como as rádios estão utilizando o material:

Rádio Santiago - RS
“Estamos engajados nesta luta em nossa cidade Santiago-RS, distante 450 km de Porto Alegre, região centro-oeste do Estado. Iniciamos a veiculação dos depoimentos no programa ‘Olho vivo’ (08 às 09h55). Aqui já iniciamos as tentativas junto à secretaria municipal de Educação e as escolas estaduais, oportunizando aos professores os debates, bem como aos pais e alunos. Inclusive, a partir deste ano, criarei um quadro específico dentro do programa Ponto de Vista (todos os domingos 10 às 12) sobre ‘Educação de Qualidade depende de Atitude’, traçando um paralelo entre a missão de Educar e de passar o conhecimento, entre outras ações” – Jones Diniz, Rádio Santiago AM – ZYK 297.

Rádio Eldorado - SP
“Olá! Gostaria de agradecer ao Todos Pela Educação pelo apoio no conteúdo da série de reportagens especiais que realizei na semana passada sobre a qualidade da Educação no Brasil. Em cinco capítulos que foram ao ar durante esta semana (de 26 a 30 de janeiro), fizemos de tudo para mobilizar os ouvintes aos novos desafios do ensino no País. As reportagens estão no site www.territorioeldorado.com.br. Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho.” - Camila Tuchlinski, repórter da Rádio Eldorado - SP (Grupo Estado).

Mais informações:
Acesse o link http://todospelaeducacao.mccomunicacao.com.br/ e confira todos os materiais disponíveis.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.