Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2018 @ 13:01

Extra: 102.9 FM surge em Itatiba e alcança as regiões de Jundiaí e Campinas

Itatiba - Emissora é originada em 96.7 FM e já chegou a operar em 88.5 FM. Troca de canal é fruto de uma ampliação no porte técnico da estação

Publicidade

Os ouvintes residentes entre as regiões de Jundiaí e Campinas tiveram uma novidade no dial FM neste final de semana. A 102.9 FM de Itatiba, cidade do interior paulista, iniciou as suas operações. A estação é resultado da ampliação do porte técnico da antiga 88.5 FM. Até o fechamento desta matéria a 102.9 FM executava uma programação de música clássica/orquestrada, ligada à Rede CBS, além de sofrer com interferências de sinal da Cultura FM 102.9 de Amparo na Grande Campinas. Acompanhe:

Segundo relatos de colaboradores do tudoradio.com, a 102.9 FM passou a ser captada a partir deste final de semana, com sintonia de qualidade local em Itatiba, Jundiaí, Vinhedo e outras localidades próximas. A programação executada a partir do domingo (12) é a mesma ouvida pela Scalla FM 96.7 de Sumaré, rádios operadas pela Rede CBS. Porém ainda não há identificação com o nome de Scalla FM nos canais.

A estação possuí um porte técnico considerável. De classe A4 de operação, a 102.9 FM opera a partir de uma altitude base de 979 metros, com uma torre de 75 metros. A potência ERP irradiada supera os 25kw, segundo a ficha técnica publicada pela Anatel. Essa característica técnica deve providenciar um amplo alcance de sinal para a 102.9 FM nas regiões de Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, entre outras localidades.

A presença da 102.9 FM chegou a ser antecipada com exclusividade pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com na edição deste domingo (12).

Origem

A 102.9 FM de Itatiba foi originada em 96.7 FM, quando operou como Logos FM. Nos últimos anos a estação teve o seu canal alterado para 88.5 FM, mas ainda permaneceu na classe C de operação (com o seu sinal restrito à cidade-sede da concessão). A partir de ontem (12), passou a operar em 102.9 FM e executar a grade ligada à Rede CBS (indicada como Scalla FM pelo grupo na internet).

A mudança para o novo canal foi possível após mudanças na Cultura Municipal FM de Amparo, rádio que tradicionalmente opera em 102.9 FM. A emissora também teve as suas condições técnicas ampliadas, tendo o seu canal alterado pela Anatel para 88.5 FM, estação que cobre com facilidade o Leste Paulista e a Grande Campinas. A alteração na FM de Amparo chegou a ser noticiada pelo tudoradio.com.

Conflito

Ainda em fase de transição de canal, a emissora de Amparo já está em 88.5 FM, mas ainda irradia sinal em 102.9 FM. Com a entrada no ar da emissora de Itatiba, o canal 102.9 FM tem apresentado muita interferência em Campinas, situação que deverá ser resolvida com a completa migração da FM de Amparo para 88.5 FM.

Clique aqui e veja como irá ficar a cobertura de sinal dessas duas FMs no interior paulista.

Colaboração de Sandro Ceccato


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Itatiba, Scalla FM, Rede CBS, Jundiaí, Campinas, interior, São Paulo, sinal, Amparo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.