Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018 @ 07:45

Panorama: Rádio 92 dispara em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue líder isolada

Porto Alegre - 104 FM continua sozinha na vice-liderança geral e a Atlântida diminui a distância que a separa do “top 3” em períodos gerais

Publicidade

Porto Alegre acompanha as movimentações recentes do meio FM local, impactado por novos projetos de rádio que já participam da disputa por audiência. Segundo a mais recente medição realizada pelo Kantar Ibope Media, o meio FM de Porto Alegre e região metropolitana viu mais um recuo no volume da audiência média local na comparação com as pesquisas anteriores. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2018):

Sem mudanças no topo

O cenário atual está muito positivo para a Rádio Gaúcha FM 93.7. Após crescimentos consecutivos no ranking de audiência, o que reposicionou a emissora na liderança geral, a Rádio Gaúcha está estável na medição. Paralelo à isso, a atual movimentação do meio FM tem isolado ainda mais a 93.7 FM no topo dos principais períodos da medição, lembrando que a Rádio Gaúcha continua com marcas expressivas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), como um volume superior a 60 mil ouvintes por minuto nesse filtro. 

Em segundo está a 104 FM 104.1, emissora de formato popular/hits que é líder entre os projetos musicais. Na comparação com a medição passada a FM variou pouco, permanecendo assim na vice-liderança geral em períodos importantes, posição ocupada de forma isolada. E a Rádio Caiçara FM 96.7, que recentemente assumiu a terceira colocação, está sozinha nessa condição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Para cima

O mercado de Porto Alegre está acompanhando a trajetória meteórica da novata Rádio 92 FM 92.1, emissora popular/hits lançada pelo Grupo RBS em abril passado. A estação apresentou um salto considerável na pesquisa atual e já ocupa a quinta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a FM não está distante do “top 3” e deve oferecer grande concorrência já nas próximas medições.

E a Atlântida FM 94.3, líder no jovem/pop, não só se defendeu, como também diminuiu a distância que a separa do “top 3” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora foi uma das poucas estações que não acompanhou a oscilação negativa do meio FM nesse período.

Mais disputas

Segue o “bolo” de rádios com volumes bem próximos entre si no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que oferece grande concorrência por posições entre o “top 5” e o complemento do “top 10”. No período usado pelo tudoradio.com para analise, a Continental FM 98.3 (líder no adulto-contemporâneo) puxa a fila, seguida pela Rádio 88,7 FM 88.7 (líder entre as rádios vindas do Vale dos Sinos) e Mix FM 107.1.

A Rádio Alegria FM 92.9 aparece na sequência, seguida de perto pela Rádio 102.3 FM 102.3, esta de formato adulto/alternativo (FM que completa o “top 10” no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Vale citar que a 102.3 FM foi outra FM que ignorou a variação negativa do meio FM. 

A Antena 1 FM 89.3, rádio que não está distante da 102.3 FM, é a FM mais próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Segue avançando

A Rádio Grenal FM 95.9 tem mantido uma trajetória positiva na Grande Porto Alegre, emissora esportiva que aos poucos vem melhorando o seu desempenho de audiência. Hoje a estação já aparece mais próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso na comparação com as medições passadas. E há uma diferença maior entre a Grenal e as rádios que estão posicionadas na sequência do ranking geral.

Outra emissora que segue evoluindo aos poucos é a Rádio Pampa FM 97.5, rádio de formato jornalístico que já aparece posicionada a frente de algumas concorrentes diretas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A pesquisa também começa a aferir o volume da FM Express FM 104.9, de formato jovem/pop, lançada pela Rede Pampa no mês passado. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.