Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 18 de Setembro de 2018 @ 07:48

Panorama: Massa FM cresce e define liderança com a Caiobá FM nos detalhes em Curitiba. Ouro Verde FM avança

Curitiba - Mundo Livre FM também apresenta forte avanço em sua média de audiência, consolidando posição intermediária no "top 10" 

Publicidade

O mercado de Curitiba está agitado. A disputa intensa pela audiência local tem produzido cenários de concorrência acirrada em períodos gerais da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. E os avanços nas médias de várias FMs medidas auxiliaram na oscilação positiva do meio. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2018):

Disputa em alto nível

Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) e Caiobá FM 102.3 (popular/hits) continuam disputando a liderança geral de forma acirrada, definindo a situação apenas nos detalhes, dependendo do filtro selecionado para análise. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Massa FM apresentou um avanço consistente em sua média na comparação com a pesquisa anterior, o que a reposicionou na primeira colocação geral desse filtro.

A distância é mínima entre as duas FMs. Nesse mesmo filtro, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a diferença entre as concorrentes é inferior a 300 ouvintes na média por minuto. A Caiobá FM registrou uma marca muito próxima do índice obtido na medição anterior, ou seja, está estável após várias altas consecutivas. Isso mantém a disputa entre as duas FMs em alto nível e também em aberto.

A 98 FM 98.9, rádio de formato popular/hits que vive uma nova fase em Curitiba, também aparece estável no ranking geral e sozinha na terceira colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está mais próxima das primeiras colocadas do que das demais FMs medidas na pesquisa.

Nova mudança

A configuração do "top 5" também contou com outra alteração na atual medição, isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Ouro Verde FM 105.5, rádio de formato adulto-contemporâneo, avançou de forma consistente e já aparece novamente na quarta colocação geral nesse período. E dessa vez a emissora abriu uma vantagem mais segura em relação à sua concorrente no ranking geral, esta que continua sendo a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop).

Atualmente o "top 5" mantém uma boa vantagem para as mais rádios medidas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sequência que conta com a Gospel FM 89.3 (líder no gospel/religioso, ganhou posição no geral) e Clube FM 101.5 (popular/sertanejo).

Para cima

A Mundo Livre FM 93.9, rádio de formato adulto/alternativo (tem o rock como um de seus pilares artísticos), cravou uma de suas melhores marcas de audiência na Grande Curitiba. A emissora foi um dos principais destaques da atual pesquisa e avançou bem no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), consolidando a oitava colocação geral nesse período.

BandNews FM 96.3 (all-news) e Transamérica FM 100.3 (jovem/pop-esportes) fecham o "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras que também se destacaram ao ampliarem as suas médias de audiência na comparação com a pesquisa anterior. 

CBN FM 90.1, all-news, aparece estável no ranking geral e segue como a FM mais próxima do "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Vale destaque

Também em nova fase, a Transamérica Light FM 95.1 vem melhorando aos poucos a sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa. A rádio anunciou recentemente uma nova grade de programação, FM que atua no adulto-contemporâneo. 

Outra emissora que merece citação é a Rádio Banda B FM 107.1, emissora popular que ainda está iniciando a sua trajetória no FM curitibano (foi inaugurada no dial FM em junho passado). Se considerada as duas faixas (AM, onde opera em 550 AM, com FM), a Rádio Banda B ocupa a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+AM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.