Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018 @ 07:46

Panorama: Rádio 92 avança de novo e empata com a Atlântida no "top 5" de Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Gaúcha segue sozinha na liderança e a 104 FM mantém a segunda colocação

Publicidade

O mercado de Porto Alegre acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local. Na comparação com a pesquisa anterior, o levantamento do Kantar Ibope Media apontou mais uma oscilação negativa na média de ouvintes por minuto do universo. A oscilação negativa ocorre após o rádio gaúcho iniciar o ano com um dos seus maiores volumes históricos de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2018):

Empate técnico no top 5

A Rádio 92 FM 92.1, de formato popular/hits, continua como um dos principais destaques da medição de audiência na Grande Porto Alegre. Novata no dial FM (inaugurada em abril), a rádio praticamente alcançou o "top 5" na atual medição. A 92 está empatada tecnicamente com a sua "irmã de grupo", a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop, líder nesse formato). A diferença entre as duas FMs que são controladas pelo Grupo RBS é inferior a 40 ouvintes na média por minuto (05h-00h/FM+WEB/todos os dias locais). 

Já na ponta da tabela, a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo-esportes) acompanhou a oscilação negativa do meio FM local, mas continua na liderança geral de audiência de forma isolada. A vantagem para as demais emissoras medidas no ranking é considerável na maioria dos filtros da pesquisa. E a 104 FM 104.1 (popular/hits) segue em segundo geral, também sozinha nessa condição. 

A Rádio Caiçara FM 96.7, emissora de formato popular, está consolidada na terceira colocação geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pelas já citadas Atlântida FM e 92.

Mais destaques

Continental FM 98.3 (líder no formato adulto-contemporâneo), Mix FM 107.1 (jovem/pop, avançou uma posição nesse filtro), Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits, líder entre as FMs originadas na região metropolitana) e Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) aparecem na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), todas com médias muito próximas (o que amplia a concorrência por colocações nos filtros gerais).

A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativo) completa o "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que, assim como a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), está próxima do "bolo" que aparece à sua frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Em alta desde as medições passadas, a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) já aparece mais próxima das emissoras que estão no "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a sequência do ranking já conta com a Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo). As duas emissoras registraram na atual medição os seus maiores volumes médios de audiência na comparação com as pesquisas anteriores. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.