Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2018 @ 07:44

Rede Aleluia inicia divulgação sobre mudança de canal em São Paulo. Região conta com alterações em FM

São Paulo - Chamadas informam a audiência da FM sobre a alteração de 99.3 FM para 99.5 FM

Publicidade

Foi marcada a data de mudança de canal da Rede Aleluia FM 99.3 de São Paulo. Será no dia 1º de janeiro de 2019, segundo a própria emissora. A partir dessa data a estação de formato religioso/evangélico, que é ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, vai ocupar a frequência 99.5 FM, ou seja, irá para o primeiro adjacente da sintonia atual. A alteração foi determinada pela Anatel, agência que tem reorganizado o espectro FM de várias regiões do país. 

 

A alteração atende uma necessidade de reorganização do espectro FM entre a Grande São Paulo e o interior do estado, garantido para a Rede Aleluia e outras estações o respeito de suas classes de operação. Em 99.5 FM, concessão de Santo André, mas com torre autorizada na capital paulista, a emissora seguirá como classe especial (E3 - saiba mais). Também "descola" a emissora em relação à Rádio Brasil Atual FM 98.9 (torre em Mogi das Cruzes, que teve promoção de classe para A1).

E essa mudança de 99.3 FM para 99.5 FM é aguardada há pelo menos três anos por profissionais da área, já que a informação sobre a troca de canal já era conhecida pela comunidade radiofônica durante todo esse tempo. O motivo é que o futuro canal da Rede Aleluia já era informado pela Anatel em seus sistemas na internet.

A audiência da Rede Aleluia é avisada sobre a troca de canal através de chamadas, estas que indicam o dia 1º de janeiro para o início do trabalho em 99.5 FM. Essas informações são veiculadas nos intervalos locais da rádio em São Paulo.

Mudança em São Paulo afetará o interior 

De alta potência, a mudança na estação da Rede Aleluia deverá impactar dials FMs das regiões de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e da Baixada Santista. Para os lados do Vale do Paraíba, Baixada Santista e de Sorocaba, a 99.5 FM de São Paulo será vizinha de rádios instaladas em 99.7 FM, com menor impacto sentido em direção ao litoral (devido à Serra do Mar, condição topográfica que deverá atenuar áreas de conflitos).

Já sentido São José dos Campos (Vale do Paraíba) e Sorocaba, uma "coincidência" irá ajudar: as emissoras instaladas em 99.7 FM integram atualmente a Rede Aleluia, ou seja, tratam-se das estações Rede Aleluia FM 99.7 de São José dos Campos e Rede Aleluia FM 99.7 de Sorocaba. Essas emissoras devem se encontrar nas proximidades de São Roque e de Arujá / Mogi das Cruzes.

Já para Campinas a vizinha mais próxima será a 99.7 FM de Amparo, esta sim acima de 100km de distância em linha reta, rádio que atinge com facilidade a Grande Campinas. A ida da Rede Aleluia de 99.3 FM para 99.5 FM deverá melhorar a condição do espectro em Jundiaí, beneficiando também a CBN FM 99.1 (emissora campineira que possuí abrangência regional).

Veja aqui a configuração atual do espectro em FM da Grande São Paulo, Grande Campinas, Vale do Paraíba, Grande Sorocaba e da Baixada Santista.

Alterações recentes no eixo São Paulo-Campinas-Vale do Paraíba

Nos últimos meses a Grande Campinas viu a mudança a Cultura FM 88.5 de Amparo, que foi de 102.9 FM para o canal atual. Já a antiga 88.5 FM de Itatiba teve ampliação de sua classe de operação, passando a ocupar o canal 102.9 FM. As duas estações alcançam com facilidade o território campineiro.

E a Pleno FM de Camanducaia (sul de Minas Gerais) teve o seu canal alterado de 105.3 FM para 88.7 FM, rádio que raspa na Grande São Paulo e é sintonizada com facilidade nas regiões de Atibaia e Bragança Paulista. Isso beneficiou a 105 FM 105.1 de Jundiaí, rádio que grande abrangência regional. Porém o canal 105.3 FM deverá ser destinado à Rádio Câmara em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo, concessão de classe B1 que estará ligada à Câmara dos Deputados).

Todas essas mudanças foram acompanhadas pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (veja mais).


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rede Aleluia, canal, FM, sintonia, São Paulo, mudanças, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.