Quinta-Feira, 09 de Abril de 2009 @ 09:54
São Paulo – Alpha e JB são os maiores exemplos de força no segmento adulto
O chamado segmento “adulto contemporâneo” está em alta. Profissionais renomados mostram que uma rádio sempre dará certo desde que sua equipe e seus administradores saibam o que estão fazendo. São os casos de várias emissoras adultas em centros importantes do país, com expressivos índices de audiência.
Em São Paulo a Alpha FM 101.7 conquistou na última pesquisa de audiência um dos crescimentos mais expressivos e seus índices são comparados com rádios jovens bem colocadas e emissoras populares de ponta. A recuperação da rádio na pesquisa em relação ao período anterior relatado pelo Ibope mostra a força da FM na capital paulista.
Existem bons exemplos de força no segmento adulto fora da capital paulista. A JB FM 99.7 é um dos exemplos mais clássicos desse quadro. A FM carioca mantém uma audiência expressiva, além de melhor aproveitar um cenário propicio para o segmento adulto. A Ouro Verde FM 105.5 de Curitiba é outra emissora adulta que tem um índice de audiência semelhante com as lideres populares e jovens,
Voltando a São Paulo é possível perceber que as rádios Alpha (adulta) e Mix FM 106.3 (jovem) parecem aproveitar boa parte do potencial de seus públicos alvos, mantendo uma estabilidade importante em um mercado extremamente competitivo, com índices de audiência semelhantes à de rádios ecléticas.
Apesar do momento ruim vivido pela Antena 1 FM 94.7 na capital paulista a rede também é um exemplo de força no segmento adulto. A rede está competitiva em praticamente todas as suas principais praças como no Rio, Campinas, Recife e Porto Alegre, além de manter a liderança adulta em cidades como Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis. Fortaleza também acompanha uma boa “safra” de rádios adultas.
Em Salvador o resultado da Globo FM 90.1 é expressivo. A rádio é uma das FMs mais ouvidas da capital baiana, a frente de muitas rádios populares. Já a rede Nova Brasil, além de manter bons índices em São Paulo, toma a frente de vários mercados importantes.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.