Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2019 @ 15:14

1º Fórum Nacional de Radiodifusão realizado pelo MCTIC tem grande participação de radiodifusores

Brasília – Evento está sendo realizado em Brasília e conta com apresentações de especialistas na área

Publicidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está realizando nesta quinta-feira (21) o 1º Fórum Nacional de Radiodifusão. O evento conta com grande participação de radiodifusores e profissionais da área de quase todos os estados do apresentações. Especialistas no setor estão apresentando um panorama atual para identificar os principais desafios do setor, inclusive a revisão do ambiente regulatório. 

O credenciamento começou às 8h30. Às 9h, o ministro do MCTIC, Astronauta Marcos Pontes e o Secretário de Radiodifusão, Dr. Elifas Chaves Gurgel do Amaral (MCTIC), fizeram a abertura do evento. "Uma vez, em uma missão, meu trabalho era realizar a manutenção de um equipamento que garantia nossa comunicação dentro da espaço-nave com a base na Terra e esse aparelho parou de funcionar. Quando eu lembro deste acontecimento, me dá um frio na barriga e penso como a comunicação é importante, fundamental", contou o ministro.

Na sequência, o presidente da ABERT (Paulo Tonet) e o da ABRATEL (Márcio Novaes) ministraram palestra sobre "O presente e o futuro da radiodifusão comercial brasileira". O meio Rádio também teve destaque no evento com a apresentação da palestra "Novas tecnologias e os novos hábitos. O valor da radiodifusão em um ambiente de transformação", ministrada por Roberto Franco (Fórum SBTVD & SBT) e Paulo Machado de Carvalho, o Paulito, diretor do Grupo Jovem Pan e presidente da AESP.

Paulito destacou os principais números que envolvem o Rádio e que foram levantados pela ABERT e pelo Kantar Ibope Media. Entre os dados que foram abordados na apresentação, está o investimento no meio. Segundo Paulito, o Rádio alcançou receita de R$6 bilhões em valores publicitários brutos no ano de 2017, um crescimento de 24% em relação a 2016.

Outro ponto que foi destacado é que 88% das emissoras tocam mais de 3h30 diárias de música, entre às 7h e às 19h, sendo 71% notícias, comerciais, tempo, cotidiano, esportes, policial e variedades e 29% de música, dando um panorama geral de como o rádio trabalha o seu conteúdo atualmente, adaptando às novas maneiras de consumo.

Ainda hoje, das 14h30 às 15h haverá a palestra "Consequências da migração AM-FM e os riscos de transmissões clandestinas para a navegação aérea" com o palestrante: Cap. Eng. Tel. Hélio Vinícius de Almeida Cabral, do GEIV (Grupo Especial de Inspeção de Voo). Na sequência, o jornalista Alexandre Garcia ministrará a palestra “Fake News - O desafio da comunicação ética”.

O encerramento será feito por volta das 18h com Elifas Chaves Gurgel do Amaral, Secretário de Radiodifusão do MCTIC.


Auditório da Universidade dos Correios lotado para o fórum / Crédito: MCTIC

Serviço

Evento: 1º Fórum Nacional de Radiodifusão
Data: 21 de fevereiro de 2019
Horário: 8h30 às 18h20
Local: Auditório da Universidade dos Correios
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Norte - SCEN - Lote 4 - Asa Norte (ao lado do Ibama)
Cidade: Brasília (DF)

Tags: Rádio, radiodifusão, MCTIC, congresso, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.