Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Março de 2019 @ 07:45

Panorama: Rádio Laser e Nova FM avançam em Campinas. Band FM segue líder isolada

Campinas - Educadora FM sustenta a vice-liderança geral de forma isolada, enquanto a Antena 1 mantém presença no top 3

Publicidade

O mercado de Campinas acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. Segundo a pesquisa, o meio FM acompanhou a variação negativa que também foi vista em outros mercados brasileiros, mas os números seguem superiores à pesquisas registradas na reta final de 2018. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre dezembro-2018 a fevereiro-2019):

Top 3 inalterado

Sem mudanças nas três primeiras colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa anterior. E o resultado foi bom para a atual líder geral, a Band FM 106.7. A emissora de formato popular/hits praticamente não viu alteração em seu índice de audiência, contra uma tendência de queda do FM campineiro. O resultado isola a Band FM ainda mais na primeira colocação geral, posição que foi reassumida pela FM na pesquisa passada.

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) segue em segundo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está sozinha nessa colocação, seguida nesse período pela Antena 1 FM 107.5 (líder no adulto-contemporâneo), rádio que pela quarta vez mantém essa colocação de destaque.

Avanços

Mudanças no top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As emissoras Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) e Nova FM 103.7 (adulto-contemporâneo) ignoraram a variação negativa do meio FM e apresentaram crescimento em seus respectivos índices. Os avanços foram significativos e fizeram com que das emissoras avançassem no ranking geral.

Ambas estão posicionadas mais próximas do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ampliando a concorrência por colocações em rankings gerais. A CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) também está próxima nesse bolo e aparece em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência…

Nativa FM 89.3 (popular/romântica) e Cidade FM 92.5 (popular/hits) aparecem logo na sequência e não estão distantes da disputa por colocações no top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádios que também auxiliam a intensa disputa por colocações em Campinas.

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.