Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019 @ 10:54

Panorama: Rádio Itatiaia acirra a disputa pela liderança de audiência no FM de Belo Horizonte. BHFM segue na ponta

Belo Horizonte - Alvorada FM e Jovem Pan FM avançam na medição de audiência, mesmo com o meio FM oscilando negativamente na média geral

Publicidade

Belo Horizonte também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência de rádio local, esta que é medida mês a mês pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM mineiro vou um novo recuo na média de ouvintes por minuto em relação à medição anterior. Mas o rádio da Grande Belo Horizonte segue com um desempenho expressivo em seus números. Acompanhe alguns dos destaques desta atual medição (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2019):

 

Acirra a disputa pelo topo

Já líder no alcance máximo e 30 dias (com mais de 2 milhões de ouvintes diferentes), a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) variou de forma positiva na atual medição de audiência, acirrando assim a disputa pela liderança geral do FM em vários períodos importantes, como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do quarto avanço consecutivo nos índices gerais da Rádio Itatiaia na Grande Belo Horizonte.

A BH FM 102.1 (popular/hits) mantém a liderança geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também números expressivos na capital mineira. Já a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) completa o top 3 nos períodos gerais, como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência em alta 

A Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo, avançou novamente na medição geral na comparação com a medição anterior. Isso a isola ainda mais na quarta colocação geral, além de diminuir aos poucos a distância que a separa do top 3 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros da medição.

Já a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) é outra emissora que ignorou a oscilação negativa do meio FM mineiro e avançou no ranking. No 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora retomou a sexta colocação geral e já se aproximou do top 5 nos períodos gerais. A emissora também segue com o quarto maior alcance 30 dias e geral da medição.

98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) aparece na sequência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isolada em sétimo geral, estando mais próxima do top 5 do que das demais FMs posicionadas na sequência desse período. Já a Extra FM 103.9 (popular/hits) e a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) estão a seguir, rádios que estão bem próximas no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

CDL 102.9 (adulto/alternativo) foi outra emissora que ignorou a queda do meio FM e variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A emissora é seguida de perto pela Transamérica Hits FM 88.7, emissora de formato popular/hits.

O mercado mineiro também viu mais uma variação positiva da média de audiência da BandNews FM 89.5 de Belo Horizonte (jornalismo), emissora que, aos poucos, vai diminuindo a distância que a separa do top 10 em períodos gerais.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar, Belo Horizonte, atualização

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.