Quarta-Feira, 20 de Maio de 2009 @ 09:37
Brasília: O padrão escolhido poderá ser o americano ou o europeu
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou nesta terça-feira (19), durante a abertura do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, a portaria que autoriza consulta pública para a definição do padrão digital para o rádio no Brasil.
O 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão reúne 1.500 participantes de todo o país até a próxima quinta-feira (21), em Brasília.
Segundo o ministro, o objetivo é testar e avaliar em todo o território nacional o sistema mais adequado ao perfil da comunicação no país. “Pretendemos testar o sistema digital americano e o europeu nas cidades brasileiras onde há maior dificuldade de sinal”, explicou.
O padrão americano é o chamado In Band On Channel (IBOC), que cobra royalties mas mantém as mesmas freqüências já em uso pelas emissoras. Já o padrão europeu é o chamado Digital Rádio Mundiale (DRM), que permite a utilização simultânea dos sinais analógico e digital nas freqüências existentes. Contudo, há uma divergência: o IBOC não transmite em ondas curtas e o DRM, não transmite em frequencia modulada.
Aqui no TudoRadio.com você acompanha todos os detalhes do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.