Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Sábado, 06 de Julho de 2019 @ 10:27

Empresa de conteúdo Rádio 2 investe em podcast para reformular a sua grade de programação

São Paulo - Com alto índice de engajamento, o formato vem ganhando a atenção de marcas que querem conversar com os ouvintes

Publicidade

O tudoradio.com divulgou diversas notícias abordando o crescimento do podcast. Diversas emissoras de rádio por todo o país estão usando a tecnologia para divulgar seu conteúdo e dar a opção ao ouvinte de acompanhá-lo no horário que escolher. De olho na nova onda da voz, a Rádio 2 (empresa de conteúdo customizado que disponibiliza em áudio gratuitamente) prepara uma reformulação em seu cardápio de produtos, apostando em podcast.

A companhia colocará no ar novos formatos de programas temáticos nos próximos meses, e já passa a oferecer parte do conteúdo da Agência Rádio 2 de Notícias em formato de podcast. Além de contribuir para alavancar a audiência das cerca de 1 mil emissoras afiliadas à agência, que juntas alcançam cerca de 20 milhões de ouvintes por dia, a iniciativa tem como objetivo atender a uma demanda crescente das grandes marcas que buscam se aproximar do consumidor de podcasts. 

De acordo com Reinaldo do Carmo, sócio-presidente da Rádio 2, a agência vai apostar nesse formato de áudio, já que o podcast vem tem crescimento considerável, além de poder ser ouvido em diversos meios. “Estamos sentindo a evolução desse formato no país e vemos um incrível potencial de crescimento”, explica Reinaldo do Carmo, sócio-presidente da Rádio 2.

Uma pesquisa realizada pela ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) compilou 22 mil respostas sobre os hábitos de consumo de podcast no Brasil. Segundo o levantamento, mais da metade dos respondentes afirmam consumir essa mídia diariamente. A fim de começar a atrair esse público, a empresa está disponibilizando no Spotify – aplicativo de streaming – três programas curtos da sua grade sobre temas ligados a saúde, tecnologia e entretenimento. 

> Enquete: Você tem o hábito de ouvir podcasts?

“Com as novas tecnologias e a mudança na forma como as pessoas consomem informação hoje, não faz mais sentido restringir o nosso conteúdo a um meio específico de comunicação. Os podcasts introduzem uma seleção quase infinita de assuntos sob demanda, e cada vez mais o ouvinte quer liberdade para ouvir os programas como e onde quiser”, acredita a diretora de Novos Negócios da empresa, Fabiana Altran.

Pesquisas

Levantamento realizado pela ABPod em parceria com a rádio CBN, em 2018, mostra que 79% dos ouvintes de podcast no país consumiram essa mídia durante trajetos de locomoção, e 68% durante a realização de tarefas domésticas. Apesar de os primeiros programas de podcast terem surgido no Brasil no início dos anos 2000, o formato começou a se popularizar entre 2017 e 2018.

O tudoradio.com noticiou diversos estudos apontando o crescimento do podcast. Segundo pesquisa recente realizada pela Ipsos, que foi encomendada pela iHeartMedia, o mercado de áudio continua em expansão e, os Millennials, estão ouvindo cada vez mais conteúdo desse tipo, mais do que qualquer outra geração. Detalhes importantes: o rádio AM/FM está na dianteira desse consumo e os Millennials estão "ouvindo mais e vendo menos". Outro ponto é a percepção de que o público de rádio é o mesmo de podcast, ou seja, um formato complementa o outro no consumo.

Em outro estudo divulgado recentemente pelo portal, o Podcast Revenue Report, estudo anual realizado em conjunto pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) e pela PwC desde 2016, mostrou que as maiores empresas de podcasting dos Estados Unidos informaram receitas de cerca de US$ 345 milhões no ano passado em podcast.

Tags: Rádio, podcast, jornalismo, conteúdo, áudio

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.