Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019 @ 09:08

CENP reconhece plataformas digitais como veículos de comunicação

São Paulo – Assunto foi abordado pelo professor Fernando Morgado em uma coluna publicada pelo tudoradio.com em abril

Publicidade

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) aprovou uma resolução reconhecendo como veículos de divulgação ou comunicação todo e qualquer ente jurídico que tenha auferido receitas decorrentes de propaganda. Essa nova resolução inclui plataformas digitais como Google, Facebook, Instagram e YouTube como veículos de comunicação. O assunto foi abordado pelo professor Fernando Morgado em uma coluna publicada pelo tudoradio.com em abril.

Segundo a resolução que foi aprovada pelo Conselho Superior do Cenp, era indispensável a identificação dos veículos surgidos em consequência do desenvolvimento tecnológico. De acordo com o documento, a resolução atende o disposto no artigo 4º da lei 4.680/65. O artigo afirma que "são veículos de divulgação, para os efeitos desta lei, quaisquer meios de comunicação visual ou auditiva capazes de transmitir mensagens de propaganda ao público, desde que reconhecidos pelas entidades e órgãos de classe", como as "associações de propaganda".

A resolução informa por fim que, "sempre que questionado por autoridade administrativa ou judicial, o Cenp se valerá da lista de meios e categorias, quanto ao reconhecimento dos tipos de veículos disponíveis às agências para veiculação de propaganda contratada por anunciantes privados e públicos".

Historicamente, Facebook e Google se definem como empresas de tecnologia, não mídia, o que as isentaria, por exemplo, de responsabilidade sobre o conteúdo que os usuários publicam. Há três meses, o Parlamento Europeu aprovou diretiva tornando as plataformas responsáveis pelo conteúdo, no caso de infringir direito autoral.

Criado há 20 anos por organizações como ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), o Cenp tem hoje como entidade associada, entre outras, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), do qual fazem parte o Google e o Facebook.

Com informações da Folha de S.Paulo

Tags: Rádio, mídias sociais, CENP, veículos de mídia, resolução

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.