Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 27 de Julho de 2019 @ 10:06

Governo federal assina decreto que permite que rádios da Amazônia Legal tenham retransmissoras

Brasília - Decreto que regulamenta serviço foi assinado nesta quinta-feira (24) pelo presidente Jair Bolsonaro e beneficia nove estados da região

Publicidade

O serviço de retransmissão de rádio (RTR) na Amazônia Legal foi regulamentado nesta quinta-feira (25), por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Com o novo serviço, o sinal das emissoras de rádio FM que operam nas capitais da região poderá ser levado para outros municípios e localidades do mesmo estado, chegando a mais ouvintes. A Amazônia Legal compreende nove estados (Acre, Pará, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão), com uma população de aproximadamente 25 milhões de pessoas. 

“Essa regulamentação vai atender plenamente as comunidades que ficam mais distantes das capitais da Amazônia Legal, onde temos dimensões enormes a serem cobertas”, aponta o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elifas Gurgel, que participou da solenidade de assinatura. Segundo ele, esse novo serviço tem um caráter social importante e vai levar entretenimento, informação e educação para a população das regiões mais isoladas que ainda não tem acesso à programação das rádios. 

A autorização para o serviço de retransmissão de rádio é inédita no país. Atualmente, só existe autorização para retransmissoras de TV. A retransmissão de rádio na Amazônia Legal foi estabelecida por meio da Lei 13.649, de 11 de abril de 2018, regulamentada agora pelo decreto. Mais detalhes sobre os procedimentos e requisitos exigidos dos interessados em prestar o serviço serão estabelecidos em uma portaria do MCTIC, que deverá ser publicada nos próximos 60 dias. 

Execução do serviço

Atualmente, existem 131 emissoras de rádio FM com permissão para operar nas nove capitais da Amazônia Legal. O serviço de retransmissão de rádio, que vai levar o sinal dessas emissoras para outros municípios, poderá ser executado pelas próprias emissoras FM, além de estados, municípios, entidades e fundações interessadas. 

De acordo com o decreto, as retransmissoras poderão ter 15% de programação local e o restante deverá ter a mesma programação da emissora geradora. As RTRs poderão ter publicidade destinada ao município, desde que os espaços para o comercial tenham a duração igual e sejam no mesmo horário dos espaços da emissora principal.

Tags: Rádio, retransmissão, Amazônia Legal, radiodifusão, MCTIC

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.