Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2019 @ 07:31

SET Expo 2019 | Painel defende maior número de emissoras no espectro

São Paulo – Para palestrantes, Brasil precisa ter política de certificação do fabricante e intensa fiscalização

Publicidade

O SET Expo foi encerrado nesta quinta-feira (29) com vários painéis relacionados à radiodifusão. Ainda na quarta-feira (28), durante o SET Rádio, o painel "Menos interferências e mais canais no ar" reuniu alguns dos maiores especialistas do setor estiveram reunidos no painel. Eles debateram sobre uma política de certificação de fabricantes e a fiscalização na transmissão.

> Cobertura tudoradio.com: Confira aqui todas as matérias publicadas sobre o SET Expo 2019

Os palestrantes abordaram uma consulta pública que está em curso na Anatel e que prevê mudanças no regulamento de radiodifusão. O modelo pode propiciar mais canais no ar e conciliar a viabilidade econômica com o objetivo de provocar menor interferência sem incomodar as emissoras já existentes.

Alguns dos maiores especialistas do setor estiveram reunidos no painel, entre eles, o pesquisador do CPqD, Marcos Aurélio Manhães, que apresentou resultados de testes com receptores e a eficácia de cada um, bem como suas eventuais interferências. "Não temos no país uma indústria de receptores. Porém, temos um mercado efetivo", disse.

Manhães ainda defendeu a flexibilização das relações de proteção e um maior rigor na fiscalização por parte da Anatel. "Precisamos ter uma política de certificação do fabricante. Que ele entregue produtos que possam ser auditados frequentemente de modo a dar tranquilidade aos projetistas", afirmou.

Já o coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão/Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, demonstrou qual é a proposta de relações de proteção FM na proposta da Anatel, o que determina as relações de proteção, pontos de interferência e a ampliação de visibilidade de canais. Pela projeção apresentada por ele, no modelo atual, uma área pode comportar até 30 canais. Na faixa estendida proposta, 80.

Migração

Um questionamento feito pelo Diretor de Rádio da ABERT, Andre Ulhoa Cintra, levantou se a modificação do regulamento da FM vai resolver a questão da migração. Conforme dados apresentados por ele, existe uma grande quantidade de canais vagos, cerca de 3 mil. "Estão quase todos localizados em cidades pequenas e detêm pequena potência", analisou o executivo.

O SET Expo 2019 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à area de comunicação na América Latina, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

O portal tudoradio.com é media partner do SET Expo 2019, assim como a Hot 107 FM 107.7 do Centro-Oeste Paulista. 

As rádios Jovem Pan News FM 620 e Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo são as emissoras oficiais do SET Expo 2019.

Para mais informações, acesse: http://set.org.br/events/setexpo

Tags: SET Expo 2019, programação, Dia do Rádio, São Paulo, SET Rádio, Podcast, multiplataforma

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.