Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2019 @ 07:30

Em enquete, metade dos radionautas do tudoradio.com dizem já consumir podcasts

São Paulo - A outra metade afirma que prefere apenas a programação de rádio ao vivo, sem consumir conteúdos no formato de podcast

Publicidade

No terceiro trimestre deste ano, o tudoradio.com publicou uma enquete sobre o consumo de podcasts por parte dos radionautas, como são chamados os visitantes do portal. E o resultado foi "um copo meio cheio ou meio vazio", dependendo da interpretação de quem observa os números. Como a plataforma podcast é algo em expansão segundo pesquisas de consumo, podemos afirmar que “metade dos radionautas” já tem o hábito de ouvir podcasts. Acompanhe:

Adstexto

A pergunta era simples: "Você tem o hábito de ouvir podcasts?" A menor parcela de participação, correspondendo 22% dos radionautas que interagiram com a enquete, afirmaram que ouvem podcasts, sendo a maioria de conteúdos originados ou produzidos por uma rádio. Já 28% afirmam que ouvem podcasts, mas os conteúdos que acompanham não são originados ou produzidos por uma rádio.

A opção mais escolhida, por 50% dos participantes, foi aquela onde os radionautas afirmam que não consomem podcasts e preferem apenas o conteúdo ao vivo.

O que isso pode significar?

É possível tirar algumas conclusões desse levantamento: há um campo ainda em expansão para esse tipo de prática por parte das rádios, considerando que já existe algum consumo relevante de podcasts de emissoras por parte da audiência que interagiu com a pergunta.

Já os outros 78% que não consomem podcasts ou não acompanham produções desse tipo feitas por rádios, representam ainda um espaço considerável para a expansão desse consumo, interpretação esta que parte da premissa que a plataforma está no início de sua expansão, com mudança de patamar a cada novo mês.

Por ser um conteúdo que não concorre com o áudio ao vivo (live) das emissoras, mas sim, é complementar e pode ampliar o tempo dedicado pelo ouvinte em uma determinada estação de rádio (seja no material ao vivo ou on-demand, como podcasts), se faz necessário o investimento das marcas nessa plataforma, com a intenção de que o rádio não perca o "bonde" no avanço do podcast, hoje já explorado por nomes que não são emissoras FM ou AM (representado na resposta de 28% daqueles que interagiram com a enquete).

Tendências:
> Pesquisa da Kantar aponta previsão de um maior investimento de mídia em podcasts e vídeos on-line em 2020
> Levantamento da Triton Digital detalha o consumo de Podcasts no Brasil

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto.

A próxima enquete

E o tudoradio.com já lançou uma nova enquete, agora relacionada ao conteúdo ao vivo das emissoras. Perguntamos: "Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?". Você pode participar aqui: https://tudoradio.com/enquetes

Recomendamos:
> Em enquete, maioria acredita no avanço das smart speakers no Brasil. Impacto para o rádio ainda divide opiniões
> Em enquete, 49% acham importante que a migração AM-FM evite o uso do FM estendido

Tags: Rádio, podcast, enquete, tudoradio.com, radionautas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.