Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019 @ 07:32

Panorama: Liberdade FM amplia sua audiência em Belo Horizonte. BHFM segue líder geral

Belo Horizonte - CDL FM ganha posições em períodos gerais. 98 FM também amplia sua média de audiência

Publicidade

Belo Horizonte acompanhou na semana passada mais uma atualização do panorama da audiência FM local, este que é medido pelo Kantar Ibope Media. Segundo o cruzamento de dados da pesquisa atual, algumas emissoras apontaram evoluções importantes em suas médias de audiência, isso em períodos gerais. Porém, a capital mineira não viu alterações nas cinco primeiras colocações. Acompanhe alguns dos destaques (05-00h/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2019):

Avanço no top 3

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) foi um dos principais destaques da atual medição. A emissora apresentou uma considerável variação positiva em seus números, diminuindo assim a distância que a separa das duas primeiras colocadas e ampliando a diferença para as demais FMs medidas em Belo Horizonte. O volume atual da Liberdade FM é o maior a ser registrado pela emissora desde o início de 2019.

O que não muda é a liderança geral da BH FM 102.1 (popular/hits), emissora que segue com um desempenho de destaque em Belo Horizonte. A rádio está em primeiro nos principais períodos da audiência média, incluindo o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio também segue com um alcance mensal que supera os 2 milhões de ouvintes.

Líder no alcance mensal no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e vice-líder geral na audiência, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) também segue com um desempenho expressivo na capital mineira. A Itatiaia segue mais próxima da líder do que das outras FMs medidas em Belo Horizonte.

Sequência sem mudanças

Alvorada FM 94.9 (líder no adulto-contemporâneo) segue em quarto geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais da pesquisa. E o top 5 nesse período é completado por uma FM de formato religioso, que é indicada como não assinante da medição.

A Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop) se destaca pela estabilidade na medição de audiência, além de estar entre os cinco maiores alcances do FM da Grande Belo Horizonte, estes que estão acima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes por mês.  

Destaque também para a 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk), emissora que ampliou novamente o seu volume de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. A emissora está próxima da disputa por um lugar no top 5 nos filtros gerais.

Mudança

A mudança no top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ficou por conta da CDL FM 102.9 (adulto/alternativa). A emissora contou com uma variação positiva em seu índice de audiência e, beneficiada também pela atual movimentação do meio FM, subiu duas posições nesse período. A rádio volta a figurar em oitavo geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, próximas da CDL FM, estão as rádios Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) e Extra FM 103.9 (popular/hits), emissoras que completam o top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

O rádio mineiro também viu variações positivas nos índices da Transamérica FM 88.7 (emissora que vive uma transição de formato, de popular/hits para jovem/adulto), CBN FM 106.1 (jornalismo, ganhou posição no geral e em seu formato), Rádio Super FM 91.7 (adulto/jornalismo - contou com ampliação de seu alcance mensal em relação à medição passada), entre outros destaques. 

Veja também:
> Panorama: BHFM e Rádio Itatiaia disparam na audiência FM da Grande Belo Horizonte 

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.