Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019 @ 07:31

Levantamento: Chegando a mercados maiores, migração AM-FM se aproxima da marca de 640 rádios ativas

São Paulo - Mercados como São Carlos (SP), Maceió (AL), Cascavel (PR) e região de Criciúma (SC) promoveram as últimas novidades vindas do AM para o FM

Publicidade

O processo de migração AM-FM na faixa FM convencional, de 88.1 FM a 107.9 FM, continua avançando no Brasil. Segundo o levantamento feito pelo Dials FM/AM tudoradio.com, o país se aproxima de 640 estações que já possuem suas coberturas em FM conhecidas. Recentemente o portal noticiou que o processo já contemplou 75% dos pedidos de mudança da faixa AM para o FM. O que está ainda em compasso de espera é a migração na faixa estendida, sendo aquele que irá atingir os centros mais populosos do país.

Várias cidades pólos regionais e também capitais auxiliaram a ampliar a lista de migrantes AM-FM ativas nesta primeira metade do segundo semestre de 2019. São Carlos, cidade do interior paulista, passou a contar com a Rádio Clube 1 FM 91.1, projeto de rádio popular/jornalística originada da tradicional Rádio Clube AM. A emissora é a primeira migrante AM-FM ativa na cidade, região que acompanhou recentemente a evolução do processo em Araraquara, cidade vizinha.

FM estendido?
> Consulta pública do FM estendido é encerrada com mais de 300 contribuições. Processo gera expectativa entre as rádios

Outra emissora que contribuiu para a ampliação da lista de migrantes AM-FM ativas foi a NovaBrasil FM 106.5 de Maceió (AL), estação que estava no ar em testes e foi inaugurada de forma definitiva na semana passada (dia 10). Houve um investimento considerável em estrutura para a implantação da mais nova afiliada da Rede NovaBrasil, projeto de formato adulto-contemporâneo com foco na música nacional.

Os dials e o levantamento:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

O Paraná, estado com o maior número de emissoras migrantes AM-FM ativas e mapeadas pelo Dials FM/AM tudoradio.com, também contribuiu com esse avanço do processo. Cascavel, que recentemente contou com a implantação da Massa FM 98.9 (popular/sertanejo, também uma migrante AM-FM), viu a estreia da Estúdio 92 FM 92.3 (afiliada à Rádio Bandeirantes de São Paulo), estação originada da antiga Rádio Independência.

Novamente no sul, a região de Criciúma (SC) viu o surgimento da Rádio Difusora AM de Içara no dial FM, em 94.5 FM, emissora que está entre as maiores potências do interior catarinense. Desde ontem (15), a emissora iniciou uma fase de expectativa para a chegada da Massa FM 94.5, esta que estará voltada à Criciúma.Outras mudanças, com foco nas migrantes AM-FM, foram percebidas nas últimas semanas. Essas novidades são registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Veja também:
> Levantamento mostra que 75% dos pedidos de migração do AM para FM já foram atendidos
> Consulta pública da Anatel mostra canalização com FM estendido, Radcom e FM convencional
> Levantamento: Brasil supera a marca de 600 migrantes AM-FM mapeadas pelo Dials tudoradio.com

O levantamento

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 638 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Tags: Rádio, migração AM-FM, programação, estreias

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.