Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 13 de Março de 2020 @ 10:47

Panorama: Rádio Itatiaia e Liberdade FM puxam a alta de audiência do meio FM na Grande Belo Horizonte

Belo Horizonte - BHFM e Alvorada FM também avançam e auxiliam na elevação do índice de audiência na capital mineira

Publicidade

Na última quarta-feira (11) o mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa esta que é regularmente medida pelo Kantar Ibope Media. Diferente do que foi visto em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de contrariar uma tendência comum pra época, o FM mineiro viu sua média de audiência ser ampliada na comparação com a pesquisa anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020):

Líderes puxam a alta

Todas as primeiras colocadas apresentaram elevações em suas médias de audiência. A atual líder geral, Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes), foi uma das responsáveis por esse avanço do meio mineiro. A variação positiva vista no índice da FM ajudou a ampliar a liderança em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a Rádio Itatiaia também é líder em alcance 30 e 90 dias.

O avanço na média de audiência não foi algo isolado para a Rádio Itatiaia. A BH FM 102.1 (popular/hits) também variou de forma positiva na pesquisa, cravando um índice superior à marca anterior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Também houve um avanço no alcance da rádio, este que supera a marca de 1.7 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias.

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) também foi um dos destaques da pesquisa de audiência, rádio que permanece sozinha na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apresentou a maior variação positiva entre as primeiras colocadas nesse período, isso na comparação com a pesquisa passada.

Na sequência, a Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo), rádio líder em seu formato de programação, também acompanhou a alta do meio e ampliou a sua média de audiência, permanecendo em quarto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Alvorada FM também conta com o quarto maior alcance da medição, estando acima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias.

Sequência de destaques

A Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) permanece na quinta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está mais isolada nessa colocação. A rádio também se destaca por manter a liderança em seu formato e o um alcance superior a 1 milhão de ouvintes diferentes (30 e 90 dias) ma pesquisa.

Outra emissora que segue com uma condição favorável é a 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk). A rádio, que passou a ocupar a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da medição anterior, manteve a condição na atualização da pesquisa.

O mercado mineiro também acompanha a nova oscilação positiva no índice da Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais, FM que está consolidada na oitava colocação geral.

E o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado por outras duas FMs que também variaram de forma positiva nesse filtro: a CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) volta a ficar posicionada em nono geral após um bom avanço na medicão e a Extra FM 103.9 (popular/hits) aparece na sequência.

Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia mantém liderança geral em Belo Horizonte. Alvorada FM, Jovem Pan FM e 98 FM avançam

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.