Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Junho de 2020 @ 07:32

Panorama: Com meio em alta, 104 FM e Atlântida avançam em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue líder em audiência

Porto Alegre - Rádio 102.3 continua avançando e se aproxima de vez do top 5. Rádio Alegria e 88,7 FM também ampliam suas médias

Publicidade

O mercado de rádio da Grande Porto Alegre teve notícias positivas sobre o comportamento do ouvinte local, com base na mais recente pesquisa de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media. A afirmação é referente ao avanço na média do universo FM local, isso na comparação com a pesquisa anterior. Ou seja, o rádio teve crescimento de audiência no trimestre que cobre o início da pandemia do novo coronavírus. E vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2020):

Líder segue isolada, vice avança e novidade no top 3

Nada muda para a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) em Porto Alegre. Após uma alta consistente em sua média de audiência na medição anterior, a pesquisa atual mostrou uma estabilidade nos números da líder geral de audiência. A Rádio Gaúcha, que está há mais de cinco anos liderando nos principais períodos de audiência, segue com ampla vantagem no topo do ranking geral do FM.

A novidade ficou por conta da Atlântida FM 94.3 (jovem/pop). A emissora, que vinha acirrando a disputa por colocações no ranking geral já nas últimas duas medições, alcançou o top 3 no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O avanço foi possível após a Atlântida apresentar uma alta consistente em sua média de audiência na pesquisa atual.

Também é destaque o avanço visto na 104 FM 104.1, de formato popular/hits. O avanço da atual vice-líder geral (e líder entre as FMs musicais) foi consistente, o que a ajudou a retomar a distância que a rádio tinha em relação às demais concorrentes em Porto Alegre. Ou seja, a 104 FM está isolada na segunda colocação geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes.

Avanços e disputas no top 10

A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) continua com sua trajetória de crescimento em Porto Alegre e cravou novamente a sua melhor marca de audiência. Esse avanço a aproximou de vez do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais, estando logo na sequência de rádios como Caiçara FM 96.7 (popular) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) aparece isolada na sétima colocação geral, estando mais próxima do top 5 do que das demais FMs que aparecem na sequência.

Rádios que são sediadas em Novo Hamburgo (Grande Porto Alegre / Vale dos Sinos) tiveram ampliação de suas médias de audiência na atual medição. É o caso da Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo), que ganhou posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e é acompanhada de perto pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo).

A Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits), sediada em Novo Hamburgo, foi a outra estação que também apresentou alta em sua média e segue evoluindo no ranking geral, avançando agora para o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale registrar que a 88,7 FM conta com três avanços consecutivos em sua média de audiência.

Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também próximas da disputa por colocações do top 10 nos períodos gerais.

Mais destaques

Outra novidade é o avanço considerável na média da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), rádio que passa a ficar mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia do avanço, a média atual da Rádio Pampa é o maior valor já registrado pela FM na Grande Porto Alegre.

Eldorado FM 104.9 (popular/hits), BandNews FM 99.3 (jornalismo/esportes), Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo/esportes) e Rádio Bandeirantes FM 94.9 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), todas registrando altas em suas médias.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha dispara na liderança em Porto Alegre. Atlântida acirra disputa pelo top 3 e Rádio 102.3 avança

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.