Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 @ 17:01

Rádio Agulhas Negras encerra suas operações no dial AM do Sul Fluminense

Resende - Emissora estava no ar desde 1950 e, até o momento, não concluiu seu processo de migração AM-FM

Publicidade

A Rádio Agulhas Negras AM 640 de Resende encerrou suas atividades na última quarta-feira (1). Considerada uma das mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro, a emissora chegou a iniciar o processo de migração AM-FM, mas encontrou algumas dificuldades em meio as etapas, segundo reportagem do Jornal Ponto. Havia uma expectativa sobre a possibilidade de a estação reaparecer em FM, já que o canal 99.7 FM (de classe A1) foi originalmente destinado ao processo de migração AM-FM na cidade.

No ar desde 29 de setembro de 1950, a Rádio Agulhas Negras era uma das mais tradicionais emissoras de rádio do estado do Rio de Janeiro, sendo por muitos anos o principal veículo de comunicação da região que leva o nome da emissora e compreende os municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real. A informação sobre o encerramento de suas operações foi confirmada pelo seu responsável técnico, Luiz Fernando Silva.

Em relação a migração AM-FM, Luiz Fernando afirma que a rádio Agulhas Negras chegou a iniciar o processo mas, devido ao que consta na lei 4117 que regulamenta os serviços de telecomunicações no país, um mesmo sócio não pode participar de duas entidades prestadoras do mesmo tipo de serviço na mesma localidade (neste caso, já existe a Rádio Real FM): 'No nosso caso são duas empresas diferentes, cada um com seu CNPJ. Se fosse um CNPJ com duas outorgas, dessa forma a lei autoriza a migração.' Explicou, completando que uma sucessão de fatos somados acabou contribuindo para o encerramento das operações da emissora: 'Desde 2015 a empresa vem tentando resolver a questão da migração sem sucesso. Soma-se a isso, o fato de a tecnologia de transmissão em ondas médias ser totalmente ultrapassada, além do pouco interesse comercial em anunciar em AM, evidenciado com o declínio vertical do faturamento por conta da pandemia do novo coronavírus'. Finalizou.

O radialista Reginaldo Junior, que fez parte do time de profissionais da emissora, se manifestou nas redes sociais sobre o fechamento da estação: 'Agradeço a Deus por ter feito parte dessa história durante 3 anos, desejo boa sorte aos amigos que ainda trabalhavam na emissora.'

Com informações do portal Jornal Ponto


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Agulhas Negras, migração, transmissão, Resende

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.