Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020 @ 07:31

Panorama: Com meio em alta na audiência, Rádio Melodia e Super Rádio Tupi avançam de novo. Rádio Mix FM dispara mais uma vez

Rio de Janeiro - JBFM segue no top 3. 93 FM, BandNews FM e Antena 1 também ampliam suas médias. Rádio Cidade FM crava sua melhor marca de audiência

Publicidade

Assim como aconteceu em São Paulo, o rádio do Rio de Janeiro ampliou o seu volume de audiência pela segunda vez consecutiva. E isso ocorre em tempos de pandemia do novo coronavírus, que mudou alguns dos hábitos da população. A medição foi realizada e atualizada pelo Kantar Ibope Media, sendo conhecida pelo mercado na última quarta-feira (8). Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre abril a junho de 2020):

A atual líder geral de audiência, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel), segue avançando na medição, ampliando assim o teto da pesquisa. A líder cravou a expressiva marca de 227 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo atualmente o maior volume médio do rádio brasileiro. A FM segue também isolada no topo do ranking geral, assim como já foi observada na medição passada.

Também é destaque o avanço significativo e consistente da Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), emissora que cravou a maior variação absoluta entre as cinco primeiras colocadas. Com isso a FM consolida a segunda colocação geral do FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição que já tinha sido conquistada pela Super Rádio Tupi em períodos comerciais (segunda à sexta-feira) a partir da medição anterior.

A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) aparece na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes, seguindo entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro. A FM viu uma estabilidade em seus números e já começa a sentir uma possível influencia da nova mudança de rotina por parte da população local (com o inicio da flexibilização das atividades no Rio).

Na sequência, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) fecha a seleta lista de FMs que possuem os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro, com mais de 200 mil ouvintes em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) fecha o top 5 nos principais períodos gerais, rádio que apresentou uma boa variação positiva em sua média.

Mais destaques

Aconteceu de novo: a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) disparou em audiência. E cravou assim a maior variação absoluta da pesquisa pela segunda medição consecutiva. Na pesquisa anterior, a 102.1 FM registrou um avanço superior a 40% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Agora, uma variação positiva acima de 32% no índice de audiência. Com isso, a Rádio Mix se aproxima do top 5 nos principais períodos da pesquisa e crava uma de suas melhores marcas de audiência no Rio.

Estável, a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos importantes da pesquisa. Em filtros comerciais (segunda à sexta-feira), a 98.1 FM retomou o crescimento que era visto em sua média antes da pandemia.

A BandNews FM 90.3 (jornalismo-esportes) continua avançando na pesquisa, ampliando novamente a sua medição de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Outro importante destaque da medição é observado nos números da Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock). A emissora mantém a tendência de alta que já era vista nas pesquisas anteriores e cravou a sua melhor marca de audiência desde o seu retorno ao dial FM carioca, ocorrido no início de 2019.

O Rio de Janeiro também viu variações positivas nos índices de rádios como Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes), NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional, que crava uma de suas melhores marcas no Rio), entre outras.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Rádio avança em audiência no Rio de Janeiro. Rádio Melodia lidera, Super Rádio Tupi segue avançando e Rádio Mix FM dispara

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.