Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 17 de Julho de 2020 @ 08:19

Plantão: Luto |  Jornalista José Paulo de Andrade morre aos 78 anos em decorrência da covid-19

São Paulo – Profissional atuou por 57 anos pela Rádio Bandeirantes e apresentou o programa O Pulo do Gato por 47 anos

Publicidade

O meio Rádio amanheceu de luto nesta sexta-feira (17). O jornalista José Paulo de Andrade morreu aos 78 anos, após ser acometido pela covid-19, doença causada pelo coronavírus. O anúncio de seu falecimento ocorreu na transição entre os programas Jornal Primeira Hora e o Jornal Gente. O profissional estava internado há alguns dias, se afastando da apresentação do programa.

Jornalista de profissão, advogado de formação, José Paulo é bacharel em Direito pelo Largo São Francisco, mas desde criança sonhou com uma carreira radiofônica. Conseguiu sua primeira oportunidade no começo da década de 60 na Rádio América e chegou à Rádio Bandeirantes AM 840 em 1963. Para manter a excelência jornalística nesses últimos 50 anos, o âncora conta que o importante é se manter atualizado. "Jornalista não tira férias, não pode ficar alheio aos acontecimentos por um dia sequer. Eu leio, leio, leio sem parar", diz.
 
De 1977 a 1994, foi diretor do departamento de Jornalismo da Rádio Bandeirantes, em um período conturbado da política brasileira. Após sofrer um enfarto, foi obrigado a diminuir o ritmo de trabalho e manteve somente a função de apresentador. Até hoje, ele aponta o tabaco como a principal causa do problema de saúde. "Se tem uma coisa que eu mudaria na minha vida, seria isso. Eu nunca teria começado a fumar", diz.
 
Entre suas histórias no rádio, Zé Paulo já se indispôs no ar com entrevistados notórios, como Orestes Quércia e Jânio Quadros. Dentre as milhares de coberturas jornalísticas, ele destaca a cobertura do sindicalismo durante a época da ditadura. "A Rádio Bandeirantes era a única que colocava o Lula ao vivo; as outras só entravam com material gravado. Era arriscado, por causa da censura, e até hoje o Lula reconhece a nossa postura", conta. "Também lideramos um movimento para a imprensa poder divulgar informações durante a ‘Diretas Já'", relembra.

José Paulo completou em abril deste ano 47 anos no comando de "O Pulo do Gato", um dos programas de maior audiência do rádio brasileiro. A atração começa às tradicionalmente às 5h30 da manhã, mas, segundo ele, levantar cedo deixou de ser um sacrifício há muito tempo. A atração ganhou um livro, escrito por Claudio Junqueira, em 2018.
 
O âncora também se tornou referência como apresentador do "Jornal da Bandeirantes Gente", desde abril de 1978. Ele sucedeu o jornalista Vicente Leporace e seu tradicional programa "Trabuco". Ele já dividiu a bancada com o saudoso Joelmir Beting e, atualmente, dividia a apresentação com Claudio Humberto, Thays Freitas e Pedro Campos. 

Tags: Rádio, Rádio Bandeirantes, homenagem, José Paulo de Andrade, aniversário, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.