Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Julho de 2020 @ 17:07

E-book gratuito sobre os 100 anos de história do rádio no Brasil será lançado nesta semana

São Paulo - Lançamento esta marcado para ocorrer na próxima quarta-feira (22) e os interessados já podem fazer o download de forma gratuita

Publicidade

Nesta quarta-feira (22) será lançado o E-book Rádio no Brasil 100 Anos de História em (Re)Construção. A obra retrata sobre a (re)construção da história do rádio, o qual vem por 100 anos fazendo parte da vida e da identidade dos brasileiros. Os interessados já podem fazer o download de forma gratuita, na internet.

Organizado por Vera Lucia Spacil Raddatz (UNIJUI), Marcelo Kischinhevsky (UFRJ), Debora Cristina Lopez (UFOP) e Valci Zuculoto (UFSC), o E-book "Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re)construção" conta com a participação de 46 autores de 25 universidades brasileiras, representando o Distrito Federal e 15 estados das cinco regiões do país e retrata histórias dos cem anos de rádio no Brasil. O lançamento ocorre na próxima quarta-feira (22) e os interessados em acompanhar a publicação já podem acessar o material de forma gratuita, através do site da Editora Unijuí.

A obra retrata histórias dos cem anos de rádio no Brasil, contada a partir de alguns marcos  como as experiências de irradiação da Rádio Clube de Pernambuco, em 1919, a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, no Rio de Janeiro, e as primeiras transmissões regulares da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Apesar disso, há muito a descobrir entre o que resta da memória dos profissionais e ouvintes do rádio e as narrativas que são resgatadas pelos pesquisadores, que vão juntando os fragmentos, amarrando os fios e produzindo novas sonoridades, contribuindo assim para a reescrita contínua da história da mídia sonora do Brasil, face à diversidade cultural, a extensão do território e às dificuldades de preservação de arquivos e documentos.

Os organizadores do livro acreditam que esta obra é uma publicação fundamental para entender não só a história do rádio, mas sua contínua transformação. Vera Raddatz diz que "Nesses cem anos, o rádio tem sido um canal de conexão entre os ouvintes e a sociedade, por meio de histórias e fatos que registram o cotidiano das comunidades, estimulando o processo de desenvolvimento e novos olhares sobre o mundo. Com capacidade de se reinventar, mediante as mudanças tecnológicas, o rádio atravessou o tempo mantendo ativa essa relação com a comunidade. Este e-book é uma contribuição dos pesquisadores de mídia sonora, oferecendo novas perspectivas para pensar a pluralidade do rádio e a própria pesquisa, a fim de ampliar a compreensão deste campo de conhecimento no país e reconhecer as diferentes realidades e identidades do rádio brasileiro".


E-book Rádio no Brasil 100 Anos de História em (Re) Construção / Reprodução: site Editora Unijuí

Marcelo Kischinhevsky afirma que "O rádio é um meio tão extraordinário que tem vários centenários para comemorar. Esperamos que este livro ajude no permanente processo de reescrita dessa história, ainda cheia de lacunas, e aponte caminhos para pensarmos e fazermos mais 100 anos de comunicação sonora".

Débora Cristina Lopez salienta que "Só é possível avançar o campo através de ações colaborativas, porque esta é a essência da prática científica. Esse e-book é resultado de uma ação coletiva, de um esforço para não só registrar a história, mas também construir conhecimento e refletir de maneira crítica sobre os processos sonoros nesses 100 anos".

A também diretora científica da Alcar, Valci Zuculoto, afirma que o "e-book é o resultado do trabalho de um conjunto de pesquisadores que demonstram as múltiplas identidades do rádio do país, integrando experiências nacionais, por meio de redes e parcerias, que no país são bem representadas pela Alcar e Intercom e SBPJor. O campo da pesquisa em mídia sonora constitui-se e avança na mesma medida em que estes pesquisadores contribuem com as (re)invenções para a permanência do meio e para a função social do Jornalismo e do próprio rádio".

Apesar do lançamento estar programado para ocorrer nesta quarta-feira (22), o internauta já pode ter acesso a obra e de forma gratuita. Para isso basta acessar o link (https://www.editoraunijui.com.br/produto/2257) e realizar o cadastro no site da Editora Unijuí.
 

Tags: Rádio, e-book, história, publicação, centenário do Rádio

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.