Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020 @ 13:12

Rádio Itatiaia instala novo sistema de roteamento para distribuir sua programação a partir de sua sede em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Painel de controle intuitivo ajuda a garantir as mudanças de roteamento de sinal

Publicidade

A Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte instalou um novo sistema de roteamento para alternar, processar e distribuir a programação de sua sede na capital do Estado, Belo Horizonte. O projeto da Rádio Itatiaia integra uma combinação de soluções de software e hardware da Lawo que suporta o padrão de interoperabilidade de áudio sobre IP AES67, e integra perfeitamente os diferentes equipamentos utilizados nas 52 estações da emissora.

O vice-presidente da Rádio Itatiaia, Cláudio Carneiro, explica que a empresa que forneceu os consoles de mixagem para a emissora não tem hardware de roteamento dedicado ou um sistema de integração para isso. "A Lawo tem maior experiência e know-how com matrizes de roteamento dedicadas. Olhamos para outros fornecedores, mas os sistemas da Lawo eram mais maduros e estavam prontos para nos servir", diz ele.

A emissora realizou um processo de licitação que começou em 2018 e os técnicos da Rádio Itatiaia forneceram à Lawo uma lista de equipamentos e soluções que consideravam essenciais. Solicitaram compatibilidade das soluções com o padrão AES67, interligação e interoperabilidade entre os padrões Ravenna, WheatNet, Dante, AES/EBU e os equipamentos analógicos, o que resultou relativamente simples para a empresa, pois todos os equipamentos de rádio da Lawo são AES67 nativos e compatíveis com os padrões ST2110-30, para operação com equipamento de TV.

Carneiro conta que esta foi a primeira experiência da Rádio Itatiaia com a Lawo. "Estamos muito satisfeitos com a escolha. Podemos expandir a I/O conforme necessário. Temos recursos de processamento de sinal de áudio DSP sob demanda, faders virtuais, sinalização de falhas e automação de tarefas – tudo o que esperávamos de uma instalação preparada para o futuro".

Carneiro diz que foram vários os fatores que tornaram único o projeto desenvolvido pela Lawo. "A capacidade de integrar as nossas mesas de mixagem AoIP existentes e os dispositivos Dante usando Ravenna com AES67 é uma ação sem precedentes. Outras coisas que nos conquistaram foram a capacidade de operar o sistema usando telas touchscreens e painéis dedicados e, claro, a redundância completa, que vai das unidades Power Core às Masterboards de cada Dallis, suas fontes de alimentação".

O VP da Rádio Itatiaia afirmou, ainda, que "a matriz da Lawo tem uma enorme flexibilidade e recursos adequados para diferentes tipos de trabalho. O software de controle e operação VisTool é extremamente modular e configurável de acordo com as necessidades do cliente. Com isso, foi possível desenvolver um sistema muito flexível que pode ser moldado exatamente para as nossas necessidades técnicas e operacionais".

Carneiro elogiou a equipe envolvida no projeto pelo "enorme compromisso". "Eles inovaram, o que tornou o projeto ainda mais desafiador para os engenheiros da Lawo e para nós da Rádio Itatiaia. Tudo foi cuidadosamente pensado para garantir a melhor qualidade possível e tornar a operação de nossas estações mais precisa, minimizando radicalmente os erros de operação. A personalização do software de controle do sistema foi ainda melhor do que esperávamos, e a ferramenta VisTool também permite que fiquemos tecnologicamente atualizados", finalizou o executivo.

Com informações da SET


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Rádio Itatiaia, transmissão, conteúdo, jornalismo, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.