Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual o formato de rádio que mais se beneficiou em audiência ao longo de 2020, ano impactado pela pandemia do novo coronavírus?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2020 @ 15:09

Coronavírus: Levantamento da Kantar Ibope Media mostra que quarentena impactou rotina de ouvintes de Rádio

São Paulo – Com o isolamento social, ouvintes mudaram horários em que estão sintonizados no Rádio

Publicidade

A Kantar Ibope Media divulgou um levantamento nesta segunda-feira (17) que mostra que o período de quarentena devido a pandemia do coronavírus impactou a rotina das pessoas. A pesquisou constatou que houve adesão às videochamadas, distração por meio de atividades dentro de casa como jardinagem ou esportes, aumento do uso do delivery entre outros hábitos. O destaque fica para a mudança de horários e locais em que as pessoas passaram a consumir o Rádio.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope Media, com a pandemia da covid-19, cerca de 80% das pessoas ficaram predominantemente em casa, e isso impactou diretamente a rotina de todos. Entre as alterações de rotina que foram destacadas, os pesquisados disseram que estão se levantando mais tarde. Com isso, as pessoas que estão saindo de casa de carro por algum motivo, estão fazendo isso mais tarde também.

Essas novas atitudes também impactaram na audiência do rádio. Como as pessoas estão levantando mais tarde, o aumento de audiência passou a ser percebido a partir do meio da manhã e não mais no início da manhã, como era tradicionalmente.

Outra medida que também foi relatada pela pesquisa do Kantar Ibope Media foi que a audiência nos carros também sofreu mudanças. Como as pessoas começaram a sair de casa um pouco mais tarde, os ouvintes passaram a ouvir rádio também do meio para o fim da manhã.

Por outro lado, a alteração do pico de audiência também foi percebida no período da tarde. Como o trânsito nas grandes cidades diminuiu, o crescimento da audiência no meio Rádio no fim de tarde está começando um pouco mais cedo.

Esses resultados divulgados pelo Kantar Ibope Media devem mexer no planejamento das emissoras pela busca do maior número de ouvintes. Abre também a possibilidade de alterações nas grades das rádios que realizam seus planejamentos de acordo com as tendências de aumento na procura pelas rádios.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Rádio, levantamento, audiência, Kantar Ibope Media, pandemia, programação

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.