Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 05 de Setembro de 2020 @ 10:07

Rádio MEC AM completa 97 anos nesta segunda-feira (7) no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Aniversário da emissora é considerado o início oficial das transmissões de Rádio no Brasil

Publicidade

A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro completa 97 anos em operação nesta segunda-feira (7). O aniversário da emissora controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é considerado como o início das transmissões de Rádio no Brasil para a comemoração dos 100 anos da Proclamação da República. A rádio terá uma programação especial para comemorar seu aniversário.

A edição comemorativa vai ao ar das 18h às 20h e mostrará detalhes históricos sobre a criação da rádio. O ouvinte também desfrutará de uma trilha sonora com composições de autores brasileiros que estão presentes em sua programação diária, como Villa-Lobos, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri.

Em 7 de setembro de 1923, idealizada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, a rádio entrava no ar de maneira definitiva como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936, passa a se chamar Rádio MEC e, desde 2007, é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. A programação é totalmente voltada para a difusão da cultura nacional. Contempla toda a diversidade da música brasileira, de gêneros como o choro, música regional, música instrumental e de concerto. Tem ainda programas dedicados a literatura, cinema, dramaturgia e artes como um todo.

Com informações da EBC


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, aniversário, Rádio MEC, radiodifusão, Rio de Janeiro, Proclamação da Independência

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.